Geografia, perguntado por julaivitoria180, 9 meses atrás

escreva o significado de trabalho infanntil, e o porque de muitas crianças se encontrarem nessas condições

Soluções para a tarefa

Respondido por wolfP
0

Resposta:

Trabalho infantil refere-se ao emprego de crianças em qualquer trabalho que priva-as de sua infância, interfere na capacidade de frequentar a escola regularmente e considerado mentalmente, fisicamente, socialmente ou moralmente perigoso e prejudicial.


wolfP: espero ter ajudado
Respondido por yasminbackf
0

Resposta:

O termo "trabalho infantil" é definido como o trabalho que priva as crianças de sua infância, seu potencial e sua dignidade, e que é prejudicial ao seu desenvolvimento físico e mental. Ele se refere ao trabalho que:

- É mental, física, social ou moralmente perigoso e prejudicial para as crianças;

- Interfere na sua escolarização;

- Priva as crianças da oportunidade de frequentarem a escola;

- Obriga as crianças a abandonar a escola prematuramente; ou

- Exige que se combine frequência escolar com trabalho excessivamente longo e pesado.

Em suas formas mais extremas, o trabalho infantil envolve crianças escravizadas, separadas de suas famílias, expostas a sérios riscos e doenças e/ou deixadas para se defender sozinhas nas ruas das grandes cidades – muitas vezes em idade muito precoce. Para que um trabalho seja considerado "trabalho infantil" é preciso avaliar uma série de fatores, como a idade da criança, o tipo e horas de trabalho realizadas e as condições em que é executado.

O trabalho infantil é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida, de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, o trabalho é proibido para quem ainda não completou 16 anos, como regra geral. Quando realizado na condição de aprendiz, é permitido a partir dos 14 anos. Se for trabalho noturno, perigoso, insalubre ou atividades da lista TIP (piores formas de trabalho infantil), a proibição se estende aos 18 anos incompletos.

Causas do Trabalho Infantil :

Pobreza, má qualidade da educação e questões culturais são algumas das causas do trabalho infantil. A entrada da criança e do adolescente no mercado de trabalho pode estar ou não relacionado ao perfil familiar, mas ainda faz parte da cultura brasileira. É preciso reforçar e incentivar o avanço na desconstrução dos mitos que ainda envolvem a questão.

As principais causas são:

- Pobreza e baixa renda

- Baixa escolaridade dos pais

- Grande quantidade de filhos

- Má qualidade da educação

- Busca de mão-de-obra barata

- Falta de mão-de-obra e de fiscalização

Explicação:

REFERÊNCIAS:

Toda Matéria

Rede Peteca

Organização Internacional do Trabalho:

Perguntas interessantes