Escreva o resultado do conflito Confederação do Equador e o que aconteceu com seus principais líderes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Após anos de conflito entre apoiadores da Coroa e separatistas, Dom Pedro I consegue se consolidar no poder como Imperador do recém independente Império do Brasil, em 1822. Dois anos depois, é outorgada a Constituição de 1824. A Carta possui elementos que não agradam alguns grupos que de início se posicionaram favoravelmente a Dom Pedro, principalmente os liberais, que não se conformam com o caráter centralizador do novo governo. A sensação era de que o monarca ainda se encontrava alinhado aos seus parentes portugueses.
A resposta por meio de revolta se deu inicialmente em Pernambuco, cuja Revolução de 1817 já demonstrara a forte predominância de ideias liberais no local. Em 2 de julho de 1824, foi proclamada a independência de Pernambuco, depois acompanhado por Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba na constituição de uma república. O nome, Confederação do Equador, se deu graças à proximidade geográfica com a imaginária Linha do Equador, já que as províncias nordestinas protagonizaram o movimento.
A Confederação foi rapida e duramente reprimida pelas forças militares imperiais, sendo alguns dos seus principais líderes – dentre eles Frei Caneca, Cipriano Barata e Padre Mororó – executados ou presos.
O complexo processo de emancipação brasileiro passou por diversas batalhas regionais, que envolveram disputas sociais, militares e políticas que não se restringiram à Corte do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas. Tampouco se encerraram com o "grito do Ipiranga" em setembro de 1822.
Disputas importantes ocorreram em províncias mais afastadas, como a formação do popular Exército Libertador, o cerco às tropas portuguesas na Bahia em 1823 e, no mesmo ano, a batalha às margens do rio Jenipapo no Piauí, que juntou as forças locais às cearenses e maranhenses. No entanto, é apenas em 1825 e depois de muitas colisões entre os dois lados que Portugal finalmente reconhece a derrota por meio do Tratado de Paz, Amizade e Aliança.