escreva o que você entendeu sobre a filosofia. comente na sua escrita sobre: a filosofia antiga, os pré socráticos, sócrates, platão e aristoteles
Soluções para a tarefa
Resposta:
Filosofia Antiga: ela surge da necessidade de explicar os acontecimentos da vida e o mundo com explicações reais e racionais. Ele é um período marcado pelo surgimento da Filosofia e pela queda do Império Romano.
Pré-socráticos: foram os chamados filósofos da natureza. Eles buscavam uma razão por trás da vida, e estudavam a cosmologia e as transformações da physis através da arché. A physis seria a natureza e os seus fenômenos, e a arché seria o elemento fundamental da physis, o qual os pré-socráticos acreditavam que seria a causa primária do surgimento de todas as coisas.
Sócrates: é a partir de Sócrates que a filosofia deixa de tentar entender a origem da physis e passa a ter grande foco no ser humano, na ética política e na busca pela verdade. Ele é o pai da dialética, e acreditava que o conhecimento viria a partir do diálogo, logo, criou o método socrático, que deu origem à maiêutica. Para Sócrates, o verdadeiro sábio era aquele que reconhecia a própria ignorância, e tinha o autoconhecimento, pois assim ele iria atrás do verdadeiro conhecimento (só sei que nada sei). Suas ideias foram acusadas de corromper os jovens atenienses e de atentarem contra a democracia, o que o condenou a morte.
Platão: discípulo de Sócrates, foi um dos maiores filósofos da antropologia grega. Ele dividiu a concepção de mundo em dois polos: o mundo sensível e o Mundo das Ideias (inteligível). Para ele, o mundo sensível seria esse que nós vivemos, e seria apenas uma ilusão do mundo inteligível. Aqui, não teríamos conhecimento, não existira verdade, além de ilusão, seria uma cópia imperfeita do mundo inteligível. Já no mundo das ideias estaria presente a verdadeira racionalidade, realidade intelectual, superior e ideal. Neste mundo está presente a verdadeira essência das coisas, e esse mundo só será alcançado através da verdadeira racionalidade. Ele escreveu sua obra A República, onde descreveu seu modelo de cidade ideal (Kallipolis), além também de explicar sua concepção de justiça e evidenciar um modelo de governo ideal.
Aristóteles: ele foi discípulo de Platão, mas discordava das suas ideias. Para ele, nosso mundo concreto seria sim capaz de gerar e de nos oferecer conhecimento. Ele elaborou a Teoria das Quatro Causas, que explicava que tudo aquilo que nós temos conhecimento a respeito teria sua causa, pois nada vem do nada, tudo tem uma finalidade. Sua ética está ligada à felicidade plena, pois todos nós estamos em busca de algo e desejamos alcançar a felicidade. Traz o bem, o certo ou a virtude para o homem. Ela se baseia na virtude. Para buscar a ética, é preciso que o homem tenha a razão para discernir o que é certo ou errado e ter uma boa conduta. Aristóteles diz que o homem é um animal naturalmente político. Isto é, ele quer dizer que o homem, por sua essência, tem a necessidade de viver em sociedade e que precisa desse convívio, e por isso, cada cidadão deve se responsabilizar pela Pólis. A política nasce da necessidade de organizar uma cidade, pelos cidadãos, independente do regime adotado. Para Aristóteles, a justiça é uma virtude, ética e política, que nos leva à excelência (areté) moral. O homem justo é um homem virtuoso. A justiça seria a maior das virtudes, pois seria exercida tanto particularmente, como também coletivamente. Para Aristóteles, ser justo é cumprir e respeitar as leis, e o injusto é o homem sem lei.
Explicação:
Espero que tenha te ajudado, não se esqueça de avaliar, por favor! <3