escreva- o, observando a ordem em que devem ocorrer para constituírem um texto coeso e coerente pfv preciso urgente!!!!!!!!!!!!!!!!!! Este açúcar veio da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia. Este açúcar veio de uma usina de açúcar em Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina. Este açúcar era cana e veio dos canaviais extensos que não nascem por acaso no regaço do vale. O branco açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema não foi produzido por mim nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura produziram este açúcar branco e puro com que adoço meu café esta manhã em Ipanema. Em lugares distantes, onde não há hospital nem escola, homens que não sabem ler e morrem de fome aos 27 anos plantaram e colheram a cana que viraria açúcar. Vejo-o puro e afável ao paladar como beijo de moça, água na pele, flor que se dissolve na boca. Mas este açúcar não foi feito por mim. (Ferreira Gullar, Dentro da noite Veloz). Os fragmentos copiados antnte constituem um poema, .
Soluções para a tarefa
Resposta:O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o puro e afável ao paladar como beijo de moça, água na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar não foi feito por mim.
Este açúcar veio da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.
Este açúcar veio de uma usina de açúcar em Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana e veio dos canaviais extensos que não nascem por acaso no regaço do vale.
Em lugares distantes, onde não há hospital nem escola, homens que não sabem ler e morrem de fome aos 27 anos plantaram e colheram a cana
que viraria açúcar.
Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura
produziram este açúcar branco e puro com que adoço meu café esta anhã em Ipanema.
Explicação:
As frases citadas pertencem a estrofes, que estão desordenadas, do poema “O açúcar”, do autor Ferreira Gullar.
As estrofes, ao serem reorganizadas para proporcionar coesão e coerência ao texto, ficam da seguinte maneira:
“O branco açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema não foi produzido por mim nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o puro e afável ao paladar como beijo de moça, água na pele, flor que se dissolve na boca. Mas este açúcar não foi feito por mim.
Este açúcar veio da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.Este açúcar veio de uma usina de açúcar em Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana e veio dos canaviais extensos que não nascem por acaso no regaço do vale.Em lugares distantes, onde não há hospital nem escola, homens que não sabem ler e morrem de fome aos 27 anos plantaram e colheram a cana que viraria açúcar.
Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura produziram este açúcar branco e puro com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.”
O que é Coerência Textual
Coerência textual é o agente responsável pela transmissão correta de uma determinada mensagem encontrada em um texto.
É através da coerência que a estrutura de um texto, sua sequência de ideais, assume um significado racional e lógico compreensível a qualquer leitor que tenha acesso a ele.
Junto da coesão, elemento de ligação harmônica entre partes distintas de um texto, a coerência permite ao leitor compreender aquilo que o autor do discurso quer expressar.
Tipos de coerência textual:
- Coerência Narrativa
- Coerência Argumentativa
- Coerência Descritiva
Conheça mais sobre Coesão e Coerência Textual aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20719588
#SPJ2