Química, perguntado por BlackBerry1, 1 ano atrás

escreva o nome dos seguintes sais
A) NACI
B) NAI
C) KCI
D) BAF2
E) CUBR
F) CUBR2
G) CSNO3

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusfelixleot0a81
5
a) Cloreto de Sódio (sal de cozinha)
b) Iodeto de Sódio
c) Cloreto de Potássio
d) Fluoreto de Bário
e) Brometo Cuproso ou Brometo de Cobre 1
f) Brometo Cúprico ou Brometo de Cobre 2
g) Nitrato de Césio

BlackBerry1: vlw mano
matheusfelixleot0a81: Q isso , tamo junto haha :)
Respondido por CFelipe1
4
Olá!
As nomenclaturas dos sais são dadas da seguinte forma: analisando os ácidos e bases que os geraram.
Os ânions são liberados por um ácido. A depender do nome do ácido, temos a nomenclatura dos sais, assim:

Se o ácido terminar com oso, o sal termina com ito.
Se o ácido terminar com ico, o sal termina com ato.
Se o ácido terminar com ídrico, o sal termina com eto.

Formando, dessa forma, o famoso trocadilho:

TeimOSO mosquITO no bICO do pATO.
Com ácido clorÍDRICO eu não me mETO.

Dada a explicação, vamos a resolução.
a) NaCl
O NaCl foi formado pela reação de neutralização entre o NaOH e o HCl. Vemos, portanto, que o HCl é um hidrácido, e possui como nome Ácido Clorídrico. Note que a terminação é ídrico e, pela regra, o sal deve ser nomeado com eto. Portanto, a nomenclatura do NaCl pode ser dada por Cloreto de Sódio.

b) Nal
O NaI foi formado pela reação de neutralização entre o NaOH (hidróxido de sódio) e o HI que é um hidroxiácido, o ácido iodídrico. Pela regra, a terminação do ácido forma o nome do sal. Note que o ácido termina também com ídrico e, portanto, o sal deve terminar com eto. Dessa forma, a nomenclatura do NaI é Iodeto de Sódio.

c) KCl
O sal KCl foi formado pela reação de neutralização entre o KOH (hidróxido de potássio) e o HCl que é um hidrácido chamado de ácido clorídrico. Note que o ácido termina com ídrico e, portanto, o seu sal deve ser chamado de eto. Portanto, o nome do sal KCl é Cloreto de Potássio.

d) BaF2
O sal BaF2 é formado pela reação de neutralização entre o Ba(OH)2 (Hidróxido de Bário) juntamente com o HF, que é um hidrácido, chamado de ácido fluorídrico. Note que o ácido termina com ídrico, e portanto, o seu sal deve ser chamado de eto. Dessa forma a nomenclatura de BaF2 é dada por Fluoreto de Bário.

e) CuBr
O sal CuBr é formado pela reação de neutralização entre o CuOH (hidróxido de cobre I) com o HBr (ácido bromídrico). Dessa forma, o seu ácido termina com ídrico e o sal deve ser chamado de eto. Assim, CuBr pode ser chamado de Brometo de Cobre I (o I indica que o nox do cobre, nessa situação é +1, diferenciando dos demais).

f) CuBr2
O sal CuBr2 é formado pela reação de Cu(OH)2 (hidróxido de cobre II) com o HBr, um hidrácido chamado de ácido bromídrico. Como o ácido termina com ídrico, o sal deve conter eto. Assim, o nome do sal CuBr2 é dado por Brometo de Cobre II (o II indica que o nox do cobre, nessa situação é +2, diferenciando dos demais).

g) CsNO3
O sal CsNO3 é formado pela reação de neutralização entre CsOH (hidróxido de césio) com o HNO3 (um oxiácido, chamado de ácido nítrico por ter um nox do elemento central de +5). Dessa forma, como o ácido termina com ico, o sal dever terminar com ato. Assim, a nomenclatura do sal é dada por Nitrato de Césio.

OBS.: Para entender as nomenclaturas dos sais, é necessária a compreensão das nomenclaturas de ácidos e bases, uma vez que os sais são derivados das reações entre esses dois compostos.

Espero que eu possa ter ajudado!
:)

BlackBerry1: sim mano
BlackBerry1: ajudou muito
Perguntas interessantes