Escreva o nome do hidrocarboneto abaixo a partir da fórmula condensada:
Soluções para a tarefa
Resposta:
4-metilidenoct-2-ino
Explicação:
A nomenclatura a seguir segue as últimas normas da IUPAC, houve algumas alterações, como, por exemplo, as instaurações não precisam estar na cadeia principal, o que prevalece sempre será a maior cadeia possível em uma linha com sentido direto.
- 1º. Achar a maior cadeia carbônica:
Pela 2ª imagem em anexo (a que está numerada com "1º"), é possível visualizar que a maior cadeia possui 8 carbonos. Basta lembrar que isso é feito traçando uma linha que passe pelo máximo de carbonos sem precisar retornar (ir sempre no sentido direto). Como possui 8 carbonos, o seu prefixo será "oct".
- 2º. Numerar a ligação tripla:
Pela 3ª imagem em anexo (a que está numerada com "2º"), é possível ver os dois sentidos que se pode começar a cadeia principal. Quando se começa pela ponta de cima, o primeiro carbono da ligação tripla possui numeração 2, já por baixo, o primeiro carbono da ligação tripla assume a posição 6. O primeiro carbono da ligação tripla sempre deve possuir a menor numeração possível, assim o seu número nessa cadeia será 2. Quando possui uma ligação tripla, o infixo deve ser "in", e como só tem átomos de carbono e hidrogênio, o sufixo é "o".
= juntando o prefixo, infixo e sufixo, fica:
oct-2-ino (sendo 2 a posição da ligação tripla na cadeia principal).
- 3º. Nomear e numerar a ramificação:
Na 4ª imagem em anexo (a que está numerada com "3º"), é possível notar que ficou de fora da cadeia carbônica o grupo "CH2= ou H2C=". Primeiro, o seu nome é metilideno (um derivado de metano que possui 2 valências livres). Segundo, ainda na mesma imagem, seguindo o sentido da cadeia (que foi discutido no outro tópico), vê-se que esse grupo está conectado ao carbono de posição 4, então:
4-metilidenoct-2-ino
Obs.: os números sempre são separados das letras por um hífen "-". Como metilideno termina em "o" e oct começa também com "o", os dois "o" são fundidos, ao invés de "metilidenooct", simplesmente fica "metilidenoct".