escreva o nome de três doenças do sistema respiratório e Escreva as causas, transmissões e sintomas, me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Asma. A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas. ...
Bronquite. A bronquite é a inflamação dos brônquios, que pode ser tanto aguda, quanto crônica
Rinite
A rinite alérgica atinge cerca de dois milhões de pessoas por ano no Brasil e está relacionada à inflamação das mucosas da cavidade nasal causada por agentes externos, como, por exemplo, poeira, poluição, pêlos de animais e alguns tipos de alimentos.
Resposta:
Asma
A asma é uma doença inflamatória crônica muito comum em crianças. Ainda não tem cura conhecida, contudo, é possível ter uma vida normal e saudável ao seguir o tratamento adequado e tomar alguns cuidados no dia a dia. Inclusive, os sintomas podem desaparecer ao longo do tempo.
Sintomas da asma
Os principais sintomas dessa doença pulmonar são o chiado ao respirar, o aperto no peito, a tosse seca e a respiração curta e rápida. Esses sinais tendem a ser mais intensos em determinados períodos do dia, como à noite e durante as primeiras horas da manhã.
Causas da asma
Existem diversos fatores que potencializam o aparecimento da asma e podem agravar os sintomas — em especial, agentes ambientais e genéticos. Estamos nos referindo à exposição a partículas de poeira, ácaros e fungos, além de variações no clima, umidade, temperaturas baixas, histórico familiar, má formação na região respiratória, obesidade, sedentarismo, excesso de atividades físicas, entre outros.
Complicações da asma
A asma pode desencadear algumas situações graves, como:
insônia e ansiedade;
alterações permanentes na estrutura e no funcionamento dos pulmões;
tosse persistente;
necessidade de uso de aparelhos de ventilação para respirar;
hospitalização e internação;
morte, em casos mais graves.
Tipos de asma
A asma é classificada em 2 modalidades, a depender da existência ou não de agente alérgeno:
asma alérgica — é desencadeada por agentes alérgenos, como pólen, poeira, mofo e produtos químicos;
asma não alérgica — não é causada por agentes alérgenos. Os principais gatilhos são o ar seco, o clima frio, o cigarro, o estresse, entre outros.
Bronquite
A bronquite nada mais é que uma grave inflamação nos brônquios — vias aéreas responsáveis por transportar o oxigênio até os pulmões. Desse modo, o espaço para a passagem de ar fica menor e a respiração se torna difícil e cansativa.
Sintomas da bronquite
Os principais sintomas da bronquite são falta de ar, irritação na garganta, tosse com secreção, chiado, dores no peito e dificuldade para respirar. Eles podem aparecer durante crises, geralmente associados a gripes e resfriados. Alguns indivíduos são mais suscetíveis a desenvolver tal distúrbio, como as crianças e os idosos.
Tipos de bronquite
A bronquite é dividida em 2 tipos:
bronquite aguda — processo inflamatório agudo causado por vírus, que costuma estar associado a um processo infeccioso viral ou bacteriano;
bronquite crônica — processo inflamatório secundário dos brônquios, geralmente ligado à poluição, ao uso de cigarro ou a um processo alérgico (a chamada bronquite asmática).
Sinusite
A sinusite consiste em uma inflamação que acomete a mucosa dos seios da face — área do crânio composta por cavidades ósseas, localizadas na região ao redor do nariz, das maçãs do rosto e dos olhos. Ela pode aparecer de maneira secundária em resposta a uma infecção, alergia ou outra doença que dificulte a drenagem de secreção dos seios da face.
Tipos de sinusite
Existem 2 tipos de sinusite, sendo que a classificação leva em conta o tempo de duração da doença:
aguda — os sintomas duram por menos de 12 semanas;
crônica — os sintomas são latentes e costumam durar mais de 12 semanas.
Causas da sinusite
Os principais agentes causadores da sinusite são:
agentes infecciosos — bactérias, fungos e vírus;
fatores alérgicos — poeira, choque térmico, exposição a agentes químicos etc.
Sintomas da sinusite
Os sinais da sinusite são a obstrução nasal com secreção, a pressão ou dor facial, a diminuição ou perda do olfato, a dor de ouvido, a dor no maxilar superior e dentes, a tosse, a garganta inflamada, as náuseas, entre outros.