História, perguntado por maarco1227, 1 ano atrás

escreva o local, quando causas e consequencias das seguintes revoltas: />Revolta dos Malês. <br />Guerra dos Farrapos. Rusgas Cuiabanas. Cabanagem.

Soluções para a tarefa

Respondido por sthesilveira2001
1

Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.  

Desenvolvimento da revolta De acordo com o plano, os revoltosos sairiam do bairro de Vitória (Salvador) e se reuniriam com outros malês vindos de outras regiões da cidade. Invadiriam os engenhos de açúcar e libertariam os escravos. Arrecadaram dinheiro e compraram armas para os combates. O plano do movimento foi todo escrito em árabe.   Fim da revolta

Uma mulher contou o plano da revolta para um Juiz de Paz de Salvador. Os soldados das forças oficiais conseguiram reprimir a revolta. Bem preparados e armados, os soldados cercaram os revoltosos na região da Água dos Meninos. Violentos combates aconteceram. No conflito morreram sete soldados e setenta revoltosos. Cerca de 200 integrantes da revolta foram presos pelas forças oficiais. Todos foram julgados pelos tribunais. Os líderes foram condenados a pena de morte. Os outros revoltosos foram condenados a trabalhos forçados, açoites e degredo (enviados para a África).  O governo local, para evitar outras revoltas do tipo, decretou leis proibindo a circulação de muçulmanos no período da noite bem como a prática de suas cerimônias religiosas.  Guerra dos Farrapos Causas principais: - Descontentamento político com o governo imperial brasileiro; - Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias; - Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época;   - Os farroupilhas eram contrários a entrada (concorrência) do charque e couro de outros países, com preços baratos, que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas. Os desdobramentos do conflito - Em setembro de 1835, os revolucionários, comandados por Bento Gonçalves, tomaram a cidade de Porto Alegre, forçando a retirada das tropas imperiais da região. - Prisão do líder Bento Gonçalves em 1835. A liderança do movimento passa para as mãos de Antônio de Souza Neto. - Em 1836, os farroupilhas conquistam várias vitórias diante das forças imperiais. - Em 11 de setembro de 1836 é proclamada, pelos revoltosos, a República Rio-Grandense. Mesmo na prisão, os farroupilhas declaram Bento Gonçalves presidente. - No ano de 1837, após fugir da prisão, Bento Gonçalves assume de fato a presidência da recém-criada República Rio-Grandense. - Em 24 de julho de 1839, os farroupilhas proclamam a República Juliana, na região do atual estado de Santa Catarina.

Rugas CuiabanasDiante da crise que culminou com a abdicação de D. Pedro I e o seu retorno para a Europa onde desempenhou papel decisivo na Guerra Civil Brasileira (1829-1938), em diversas localidades do Brasil acirraram-se os ânimos entre os partidários adeptos do retorno do Imperador ao Brasil e, até mesmo, da união a Portugal, em contrapartida aos naturais do Brasil, partidários da manutenção da autonomia, que foi importante ao Brasil.Neste contexto, descontentes com as medidas da Regência, o governo central no Rio de Janeiro, as elites locais das Províncias uniram-se a elementos do povo e às camadas médias, compostas por profissionais liberais, soldados, funcionários públicos, e outros.

A cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu no Pará em 1835. O movimento foi comandado por pessoas da classe pobre, que viviam a realidade da exploração por parte dos ricos. O objetivo do movimento era aumentar a importância do Pará no Brasil, e melhorar a qualidade de vida dos povos da floresta. Apesar disso, a revolta acabou se destacando pela falta de uma ideologia bem definida, o que levou a vários desentendimentos entre seus líderes. Os envolvidos na cabanagem eram, em sua maioria, negros, índios e mestiços. Eles trabalhavam em atividades extrativistas na floresta e viviam em cabanas à beira dos rios, daí vem o nome do movimento, cabanagem. A Cabanagem durou de 1835 a 1840.Os revoltosos realizaram levantes armados e conseguiram ocupar o poder na província do Pará por um tempo, mas a falta de um projeto político levou o movimento a perder força. Como consequência da cabanagem metade da população masculina da região foi morta e muitas tribos foram dizimadas. O movimento resistiu no interior da Amazônia, mas aconteceu por meio de guerrilhas. O resultado direto da cabanagem foi a morte de cerca de 30 mil pessoas. Além disso, a cidade de Belém ficou destruída, e teve vários prédios e casas queimados.


maarco1227: muito obrigadoo
Perguntas interessantes