Escreva em 3 a 5 parágrafos um resumo do livro O Ateneu.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O romance começa com os primeiros contatos de Sérgio com o Ateneu. Antes mesmo de ser matriculado no colégio, ele visita as instalações num dia de festa, e a pompa e a beleza conquistam a criança que passa a ficar ansiosa para estudar lá.
Sérgio e seu pai fazem uma visita à casa do diretor Aristarco, e, lá, eles conhecem a sua esposa, o símbolo da maternidade no internato.
Explicação:
Resposta:
O romance começa com os primeiros contatos de Sérgio com o Ateneu. Antes mesmo de ser matriculado no colégio, ele visita as instalações num dia de festa, e a pompa e a beleza conquistam a criança que passa a ficar ansiosa para estudar lá.
Sérgio e seu pai fazem uma visita à casa do diretor Aristarco, e, lá, eles conhecem a sua esposa, o símbolo da maternidade no internato. D. Emma sugere que Sérgio corte o seu cabelo curto. Isso representa a mudança e o amadurecimento de Sérgio, que sai do ambiente familiar para entrar na vida adulta do internato.
Logo ao entrar no Ateneu, ele é recomendado ao professor e, na sua primeira aula, tem um desmaio ao se apresentar para a sala. Após o desmaio, ele começa a ser perseguido por um de seus colegas. As festividades que Sérgio presenciou e que o encheram de ideias de grandeza moral e de aquisição de conhecimento foram ilusórias pois, após o primeiro dia de aula, ele percebe que será difícil perseguir esses ideais no colégio.
Um dos momentos mais marcantes na vida do internato era "anatação", ou o banho, em que as crianças se lavavam em uma enorme piscina. Foi em um destes banhos que Sérgio foi salvo de um afogamento por seu colega Sanches, que ele desconfia ter sido também o responsável pelo acidente.
O salvamento cria uma relação entre Sérgio e Sanches que tem como fato significativo a sensação de dívida que Sérgio possui. Os dois se tornam bem próximos. Para Sérgio, a relação tem suas vantagens. Sanches é um bom aluno e a amizade o favorece nos estudos e nas relações com os professores. Porém, com o tempo, Sanches passa a fazer cada vez mais aproximações físicas e estas aproximações começam a incomodar Sérgio que procura se afastar do amigo. Sanches não fica feliz em ser desprezado e usa a sua posição de prestígio para prejudicá-lo.
Após esse episódio, Sérgio se torna um mau aluno. Ele passa a ser citado no "livro de notas" de Aristarco, um temível caderno onde as faltas dos alunos são anotadas e depois expostas para todo o colégio durante o café da manhã.
Sérgio procura na religião um escape para as falhas morais que o cercam. Sua religiosidade é um pouco mística. Ele não participa com afinco das atividades religiosas do internato. Sua dedicação à religião é subversiva, evitando os cultos institucionalizados. É nesse momento que Sérgio de aproxima de Franco, um aluno esquecido por seus pais dentro do internato e desprezado pelo diretor. Franco é uma figura comum no "livro de notas" e a amizade entre os dois alunos é vista com desprezo pelo diretor e pelos professores.