Psicologia, perguntado por queziasiqueira3, 10 meses atrás

escreva em 20 linhas a frase penso logo incomodo ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Grasse0115
3

Resposta:

Explicação:

    "Penso, logo incomodo" algo tão irônico comum a militantes dos mais variados movimentos atualmente, mas há um verdadeiro sentido e história por trás.

    René Descartes em meados do século XVII disse a icônica frase: "Penso, logo existo", baseada principalmente na dúvida que marcou o movimento humanista Iluminismo. Segunda ele, todas as teorias científicas acabavam por ser refutáveis e substituídas por outras, não havia nenhuma certeza verdadeira além da dúvida.

    Manifestações, protestos, passeatas, bater panelas e até "textões" no Facebook caracterizam-se como formas de expressão. Movimentos dos mais variados costumam usar tais atos para promover a discussão e debate de suas ideias.

    Com o aumento da polarização política e conscientização por parte da população, cada vez mais órgãos públicos, empresas privadas e pessoas famosas passaram ter suas ideias e decisões mais refutáveis por parte da sociedade e movimentos, por exemplo, o movimento Diretas Já! - movimento político que desejava o fim da Ditadura Militar- e os protestos de 2013 que começaram a partir do aumento do valor da passagem de ônibus. Tudo isso acabou gerando assim a irônica e talvez até politizada frase "Penso, logo incomodo".

Espero ter ajudado :)

   

     

   

Respondido por rmarianohonorato
1

Resposta:

Explicação:

Penso, logo existo” é uma frase icônica dita pelo filósofo francês René Descartes, que marcou a visão do movimento Iluminista, colocando a razão humana como única forma de existência.

René DescartesRené Descartes (1596 – 1650), considerado o fundador da filosofia moderna, chegou a conclusão desta célebre frase enquanto buscava traçar uma metodologia para definir o que seria o “verdadeiro conhecimento”.

O filósofo e matemático desejava obter o conhecimento absoluto, irrefutável e inquestionável.

Mesmo tendo frequentado as melhores universidades da Europa, Descartes achava que não tinha aprendido nada de substancial (com exceção da matemática) em seus estudos.

Todas as teorias científicas acabavam por ser refutáveis e substituídas por outras, não havia nenhuma certeza verdadeira além da dúvida. Descartes, então, passou a duvidar de tudo, inclusive da sua própria existência e do mundo que o rodeava.

Perguntas interessantes