História, perguntado por ggeifino51, 9 meses atrás

escreva e explique de modo completas características mais marcantes do trabalho e punições dos escravos no brasil​


necogustavo3: Ggefino51 Brasil e com b maiúsculo sabia Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por 4541992301
31

Resposta:

A escravidão no Brasil iniciou-se por volta da década de 1530, quando os portugueses implantaram as bases para a colonização da América portuguesa, para atender, mais especificamente, à demanda dos portugueses por mão de obra para o trabalho na lavoura. Tal processo deu-se, primeiramente, com a escravização dos indígenas, e, ao longo dos séculos XVI e XVII, essa foi sendo substituída pela escravização dos africanos, trazidos por meio do tráfico negreiro.

A escravidão no Brasil, mas não só aqui, mostrou-se uma instituição perversa e cruel, e as suas consequências ainda são sentidas atualmente, mais de 130 anos depois que a Lei Áurea aboliu essa prática no país. A violência e a discriminação que os negros sofrem atualmente são o reflexo direto de um país que se construiu por meio da normalização do preconceito e da violência para com esse grupo. Não obstante, é sempre importante lembrar que, além dos africanos, os indígenas também foram escravizados, aos milhões, pelos portugueses, e que sua escravização também perpetuou preconceitos e violência contra eles.A violência era algo rotineiro na vida dos escravos, e o tratamento violento dedicado a eles tinha o intuito de incutir-lhes temor de seus senhores. Esse medo visava mantê-los conformados com a sua escravização e impedir fugas e revoltas. Uma punição muito comum aplicada sobre eles era o “quebra-negro”, que ensinava-os a sempre olharem para baixo na presença de seus senhores.

Além disso, muitos escravos podiam ser acorrentados, para evitar que fugissem, e usar uma máscara de ferro, conhecida como máscara de flandres, colocada neles para impedir que engolissem diamantes (nas regiões mineradoras), se embriagassem, ou mesmo cometessem suicídio por meio da ingestão de terra.

Escravos rebeldes e que fugissem também poderiam ser acorrentados no tronco e chicoteados (alguns o eram até a morte). As violências que os escravos sofriam eram inúmeras, e a historiadora Keila Grinberg enumera as diferentes formas de execução pelas quais um escravo poderia ser condenado: por envenenamento, por uso de instrumentos de ferro, queimado, na forca, no pelourinho etc.


nickoledias0: Dá para resumir aí por favor
eduedutavares88: tó com ela
alyssa85: mano
Respondido por 00thamil
5

Resposta:

A escravidão no Brasil se pôs por volta de 1530, os colonizadores implantaram a colonização da América, para atender, à demanda dos colonizadores por mão de obra na lavoura.

primeiramente, com a escravização dos indígenas, ao longo dos anos foi substituída por africanos, trazidos por tráfico negreiro.

A escravidão mostra-se perversa e cruel, e as consequências são sentidas atualmente, mais de 130 anos depois da Lei Áurea. violência e descriminalização que os negros sofrem é reflexo direto de um país que foi construído através da normalização de preconceito e violência que não só africanos como os indígenas também sofrem preconceitos e violência. violência era algo rotineiro na vida dos escravos, tinha o intuito de temer seus senhores.

Perguntas interessantes