Escreva detalhadamente como executar o Check-ball
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Resposta:
O jogo será jogado em uma quadra de basquetebol de 3x3 com 01 cesta.
A quadra deverá ter uma área restritiva de tamanho normal, incluindo uma linha de lance livre (5,80m), uma linha de 2 pontos (6,75) e uma área de “semi-círculo”, embaixo da cesta.
Entretanto, as Competições Oficiais FIBA 3X3 devem cumprir totalmente as especificações acima incluindo os protetores acolchoados da tabela com o relógio de arremesso integrado no estofamento destes protetores.
A todo arremesso dentro do arco (área de cesta de campo de 1 ponto) deverá ser concedido 1 ponto
A todo arremesso atrás do arco (área de cesta de campo de 2 pontos) deverão ser concedidos 2 pontos
O cronômetro de jogo deverá ser reiniciado após a troca de bola ser completada (o mais rápido possível assim que a bola estiver nas mãos da equipe atacante) Entretanto a primeira equipe que marcar 21 pontos ou mais, vencerá o jogo se isso ocorrer antes do final do tempo normal de jogo.
Em caso desta perda por ausência, a pontuação do jogo é marcada com W – 0 ou 0 – W (sendo “W” colocado para o vencedor) Uma equipe perderá o jogo por desistência se deixar a quadra antes do final do jogo ou todos os jogadores da equipe estiverem lesionados e/ou forem desqualificados.
Em caso de uma situação de desistência, a equipe vencedora pode escolher manter a sua pontuação como está, ou ter o jogo ganho por W.0, enquanto a pontuação da equipe desistente /perdedora será colocada “0” em qualquer destes casos.
Nota: Se um cronômetro de jogo não estiver disponível mostrando o tempo de duração e/ou os pontos marcados, para a “morte súbita”, estes ficam a critério do Organizador.
A FIBA recomenda definir o limite de pontuação de acordo com a duração do jogo (10 minutos / 10 pontos;
Se um arremesso de cesta de campo não for convertido, as Faltas durante o ato de arremesso dentro do arco serão penalizadas com 1 Lance-Livre, enquanto as Faltas no ato de arremesso atrás do arco serão penalizadas com 2 Lances-Livres.
Um jogador da equipe que não pontuou reiniciará o jogo driblando ou passando a bola de dentro da quadra diretamente embaixo da cesta (não atrás da linha de fundo) para um local na quadra atrás do arco.
A equipe de defesa não poderá tocar ou tentar roubar a bola na área do “semi-círculo” embaixo da cesta.
Se a equipe de ataque ganha o rebote da bola, pode continuar a tentativa de pontuar, sem ter que voltar a bola à um local atrás do arco.
Se a equipe de defesa ganha o rebote, deve voltar a bola, para um local atrás do arco (passando ou driblando) Se a equipe de defesa rouba ou dá um toco na bola, deve voltar a bola para um local atrás do arco (passando ou driblando)
A posse de bola dada a qualquer equipe após uma situação de bola morta deverá começar com um “Check-ball”, por exemplo a troca de bola (entre o jogador de defesa e o de ataque) atrás do arco na parte superior da quadra.
Um jogador é considerado como estando "atrás do arco” quando nenhum de seus pés está dentro ou sobre a linha do arco No caso de uma situação de bola presa, a posse de bola deverá ser concedida à equipe de defesa.