Escreva com suas palavras, como você define o processo da Revolução Russa, (o que foi, como ela
ocorrem ?
Soluções para a tarefa
Resposta:Considerado por muitos historiadores como um dos principais eventos históricos do século XX, a Revolução Russa, iniciada em 1917, representou a construção de um Estado e de uma sociedade considerada por muitos especialistas como socialista. A Revolução Russa teve várias fases que proporcionaram importantes alterações nos rumos da construção da sociedade russa.
A Revolução Russa iniciou-se em fevereiro de 1917 quando a população de São Petersburgo saiu às ruas contra o czar Nicolau II, pedindo melhorias nas condições de vida, de trabalho e de alimentação, bem como a retirada das tropas russas da I Guerra Mundial.
Em virtude dessa manifestação popular e de uma conjuntura política não favorável ao poder despótico de Nicolau II, o czarismo teve fim, sendo constituído em seu lugar um governo provisório, que iria governar o país até a elaboração de uma Constituição para a Rússia. O governo provisório era apoiado pela Duma, o parlamento russo, que administrou o país sem, no entanto, conseguir atender às reivindicações da população russa.
Ainda em fevereiro, os operários de São Petersburgo voltaram a criar os sovietes. Criados inicialmente em 1905, durante a Revolução Russa de 1905, os sovietes eram os conselhos de operários, formados apenas por delegados de origem trabalhadora, e que tinham por função ser um órgão de administração política e econômica. Os sovietes foram constituídos também dentro das fábricas, passando a ser órgãos de gestão do processo de produção.
A existência simultânea da Duma e dos sovietes caracterizou a situação que foi denominada de duplo poder, com a Duma representando os interesses da burguesia e da aristocracia russa, e os sovietes, os interesses dos operários.
Alguns partidos políticos disputavam a direção do movimento revolucionário, que se expandiu entre fevereiro e outubro de 1917, alcançando todo o território do Império Russo. Os principais partidos estavam à esquerda do cenário político. Dois deles eram decorrentes de uma cisão do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), que deu origem aos mencheviques e aos bolcheviques.
Os mencheviques eram partidários, em linhas gerais, de que a revolução passasse inicialmente por uma democracia representativa burguesa para estimular o desenvolvimento das forças de produção capitalista, estágio necessário para a chegada ao comunismo. O principal líder menchevique naquele momento era Kerenski, que chegou a dirigir o governo provisório até outubro de 1917.
Os bolcheviques discordavam dessa posição, pois eram partidários da tomada do poder de Estado pelos trabalhadores, com a direção de seu próprio partido. O objetivo era constituir a ditadura do proletariado, que conduziria a sociedade russa para o socialismo, tendo o Estado como principal impulsionador do desenvolvimento das forças produtivas.
Havia ainda uma importante participação de anarquistas na organização das massas trabalhadoras russas, principalmente ligadas à luta dos comitês de fábrica e à constituição de um forte movimento operário e camponês na Ucrânia, liderado por Nestor Makhno.
Ainda do lado dos camponeses havia os Socialistas-Revolucionários, partido político que representava esse grupo social, que compunham a imensa maioria da população russa. Os camponeses não esperaram ações do governo provisório para verem atendida sua principal reivindicação, que era a distribuição das terras pertencentes à nobreza e à Igreja Ortodoxa. As ocupações de terras cresceram entre fevereiro e outubro, fortalecendo a luta pela reforma agrária.
Espero ter ajudado!!!