escreva As definições dos tipos de simetria reflexão rotação e translação
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que é Simetria? Na geometria, um objeto exibe simetria se parece o mesmo depois de uma transformação, como reflexão ou rotação. A simetria é o princípio matemático por trás de todos os padrões e é importante na arte, matemática, biologia, química e física.
A palavra “simetria” é um derivado do latim do século XVI a partir das palavras gregas para “juntos” (syn) e “medida” (metron).
Tipos de simetria
Reflexiva
No uso geral, a simetria geralmente se refere à simetria reflexiva ou do espelho; isto é, uma linha pode ser desenhada através de um objeto de tal forma que as duas metades sejam imagens especulares umas das outras.
Um triângulo isósceles é um exemplo de simetria reflexiva. Matematicamente, um objeto que exibe a simetria do espelho é considerado “invariante sob a reflexão”, significando que refletir o objeto de uma certa maneira não muda sua aparência.
Em biologia, a simetria reflexiva é muitas vezes referida como simetria bilateral, como encontrada em mamíferos, répteis, pássaros e peixes.
Rotacional
Outra forma de simetria comumente encontrada na biologia é a simetria radial. É encontrada em flores e muitas criaturas marinhas, como anêmonas do mar, estrelas do mar e águas-vivas.
Matematicamente, tais objetos são descritos como exibindo simetria rotacional, por serem “invariantes sob rotação”. Tais objetos têm um ponto ou um eixo sobre o qual um objeto pode ser rotacionado e permanecer invariante.
Translacional
Um padrão 2D ou 3D pode exibir simetria translacional por ser “invariante sob tradução”. Todos os mosaicos e a maioria dos padrões encontrados em tapetes e papéis de parede exibem simetria translacional.
Explicação passo-a-passo: