Escreva a interpretação para cada transformação indicada pelas equações.
a) H2O(s) → H2O(ℓ)
b) 2 H2O(ℓ) → 2 H2 (g) + O2 (g)
c) C6H12O6 (s) + 6 O2 (g) → 6 CO2 (g) + 6 H2O(ℓ)
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Fusão da água.
b) 2 moléculas de água líquida formando 2 moléculas de gás hidrogênio e 1 molécula de gás oxigênio.
c) 1 molécula de glicose sólida reage com 6 moléculas de gás oxigênio formando 6 moléculas de gás carbônico e 6 moléculas de água líquida.
Explicação:
Gabarito PLURALL
Resposta:
a) fusão
b) decomposição da água.
c) queima de um hidrocarboneto na presença de gás oxigênio.
Explicação:
a) a fusão ocorre com a absorção de energia pelo reagente, logo a entalpia do produto é maior e é um processo endotérmico.
ao absorver energia térmica as partículas do estado sólido têm sua velocidade aumentada, portanto ficam menos organizadas passando para o estado líquido.
velocidade de translação e temperatura exibem a relação:
3/2 KT = (mv^2)/2 em que K é a constante de boltzmann que é R/N_A em que R é a constante universal dos gases (na forma mecânica) 8,31 J/mol.K
e N_A é o número de Avogadro.
b) ocorre a quebra de todas as ligações H-O em duas moléculas de água e formação de duas ligações H-H e uma ligação O-O.
a reação liberará energia se a energia liberada na formação das ligações for maior que a consumida na quebra (consultar tabela).
essa reação só foi possível pois as duas moléculas de água possuíam energia cinética suficiente (devido às condições de temperatura e pressão do sistema em que a reação está inserida) para vencer a força de repulsão próton-próton e elétron-elétron que existem em seus átomos até seus núcleos (prótons e nêutrons) experimentarem a classe de força forte que é de curta distância (por isso está presente somente no núcleo) e atrativa. nesse instante será formado o complexo ativado que é instável do ponto de vista da energia. Ocorre assim, o rompimento de algumas ligações, o rearranjo atômico e a formação das ligações dos produtos, que novamente se repelem devido às suas cargas elétricas, deixando o complexo ativado.
c) Observe que o número de oxidação varia para o carbono e para o oxigênio. Com a glicose reduzindo, portanto, é o combustível e o oxigênio oxidando, portanto, é o comburente.
Essa reação costuma aparecer como a queima da glicose na respiração celular (embora uma reação de queima além de ser exotérmica deva produzir uma chama visível ou não e não sei como ficaria essa "chama" no organismo das plantas, por exemplo).