Escreva a historia por detras de umas das 88 constelações
existentes.
Soluções para a tarefa
A União Astronômica Internacional (IAU) considera que constelação é a divisão da esfera celeste, geometricamente, em 88 regiões ou partes. Esse conceito, porém, é bastante recente. Foi adotado durante a revolução da Ciência que nasceu no século XX. Até meados dos anos de 1930, acreditava-se que constelações eram somente agrupamentos de estrelas que formavam figuras de humanos e animais carregados de superstição e lendas.
É difícil estabelecer uma origem para as constelações. Desde sempre, o ser humano tem a curiosidade de observar as coisas a sua volta e, ao olhar para o céu, imaginou seres mágicos através das figuras que pontinhos luminosos formavam durante a noite. Os primeiros traços de saberes sobre constelações foram encontradas em paredes da caverna de Lascaux na França e data de 17.300 anos atrás.
Os gregos descreveram metade das 88 constelações que conhecemos atualmente. 48 constelações foram relatadas por Ptolomeu e, durante os séculos 16 a 17, os astrônomos europeus adicionaram mais constelações a esse grupo.
As atuais 88 constelações
Com o advento de novas pesquisas que fervilhavam o século XX, era a hora de reformular o que os cientistas sabiam sobre as constelações. As novas pesquisas de evolução estrelar permitiu que as constelações fossem organizadas. Eugène Delporte, em 1930, propôs a organização das constelações 88 grupos de estrelas (nome em latim e, em seguida, nome em português):
Andromeda, Andrômeda (mit.)
Antlia, Bomba de Ar
Apus, Ave do Paraíso
Aquarius, Aquário
Aquila, Águia
Ara, Altar
Aries, Áries (Carneiro)
Auriga, Cocheiro
Boötes, Pastor
Caelum, Buril de Escultor
Camelopardalis, Girafa
Cancer, Câncer (Caranguejo)
Canes Venatici, Cães de Caça
Canis Major, Cão Maior
Canis Minor, Cão Menor
Capricornus, Capricórnio
Carina, Quilha (do Navio)
Cassiopeia, Cassiopéia (mit.)
Cetus, Baleia
Chamaeleon, Camaleão
Circinus, Compasso
Columba, Pomba
Coma Berenices, Cabeleira
Corona Australis, Coroa Austral
Corona Borealis, Coroa Boreal
Corvus, Corvo
Crater, Taça
Crux, Cruzeiro do Sul
Cygnus, Cisne
Delphinus, Delfim
Dorado, Dourado (Peixe)
Draco, Dragão
Equuleus, Cabeça de Cavalo
Eridanus, Eridano
Fornax, Forno
Gemini, Gêmeos
Grus, Grou (tipo de ave)
Hercules, Hércules
Horologium, Relógio
Hydra, Cobra Fêmea
Hydrus, Cobra Macho
Indus, Índio
Lacerta, Lagarto
Leo, Leão
Leo Minor, Leão Menor
Lepus, Lebre
Libra, Libra (Balança)
Lupus, Lobo
Lynx, Lince
Lyra, Lira
Mensa, Montanha da Mesa
Microscopium, Microscópio
Monoceros, Unicórnio
Musca, Mosca
Norma, Régua
Octans, Octante ou Oitante
Ophiuchus, Caçador de Serpentes
Orion, Órion (Caçador)
Pavo, Pavão
Pegasus, Pégaso (Cavalo Alado)
Perseus, Perseu (mit.)
Phoenix, Fênix
Pictor, Cavalete do Pintor
Pisces, Peixes
Piscis Austrinus, Peixe Austral
Puppis, Popa (do Navio)
Pyxis, Bússola
Reticulum, Retículo
Sagitta, Flecha
Sagittarius, Sagitário
Scorpius, Escorpião
Sculptor, Escultor
Scutum, Escudo
Serpens, Serpente
Sextans, Sextante
Taurus, Touro
Triangulum, Telescópio
Triangulum Australe, Triângulo Austral
Tucana, Tucano
Ursa Major, Ursa Maior
Ursa Minor, Ursa Menor
Vela, Vela (do Navio)
Virgo, Virgem
Volans, Peixe Voador
Vulpecula, Raposa
Apesar das estrelas formarem figuras semelhantes aos nomes que carregam, a IAU define uma constelação por suas coordenadas e pode ter diversas variações em sua representação. Elas devem ser diferentes dos asterismos, que são padrões ou formas estrelares que não estão relacionadas com as constelações conhecidas mas são amplamente conhecidas pela comunidade astronômica.
Reconhecer algumas constelações não é difícil. Uma constelação bastante fácil é a de Orion por conta de suas estrelas muito brilhantes. Representa uma figura mitológica de um caçador ou guerreiro acompanhado de seus cães de caça. A constelação do Cruzeiro do Sul é a mais importante e famosa no hemisfério sul do planeta. Apesar de pequena, é reconhecível pelo brilho médio de suas estrelas. Na bandeira do Brasil, as constelações se fazem presentes. O cruzeiro do Sul representa os estados do sudeste e a Bahia.
ESPERO TER AJUDADO :)
Resposta:
As ConstelaçõesOrigens das ConstelaçõesDesde que as pessoas começaram a vagar pela Terra, grande importância foi dada aos objetos celestiais vistos no céu. Ao longo da história humana e em muitas culturas diferentes, nomes e histórias míticas foram atribuídos aos padrões estelares no céu noturno, dando origem ao que conhecemos como constelações.Quando as primeiras constelações foram registradas? Estudos arqueológicos identificaram possíveis representações astronômicas pintadas nas paredes do sistema de cavernas em Lascaux no sul da França. Nossos antepassados podem ter registrado sua visão do céu noturno nas paredes de suas grutas cerca de 17.300 anos atrás. Pensa-se que o conjunto de estrelas das Plêiades é representado ao lado do grupo vizinho das Hyades. Foi a primeira descrição de um conjunto de estrelas feito a mais de dezessete milênios atrás? (Rappenglück 1996)Mais da metade das 88 constelações que a UAI reconhece hoje são atribuídas à Grécia Antiga, que consolidou obras anteriores da antiga Babilônia, Egito e Assíria. Quarenta e oito das constelações que conhecemos foram registradas nos sétimo e oitavo livros do Almagesto de Cláudio Ptolomeu, apesar da origem exata dessas constelações ainda permanecerem incertas. As descrições de Ptolomeu provavelmente são fortemente influenciadas pelo trabalho de Eudoxus de Knidos em torno de 350 a.C. Entre os séculos XVI e XVII, astrônomos europeus e cartógrafos celestes adicionaram novas constelações às 48 anteriormente descritas por Ptolomeu; essas novas constelações foram “novas descobertas” feitas principalmente pelos europeus que exploraram o hemisfério sul. Aqueles que fizeram contribuições especiais para as constelações “novas” incluem o astrônomo alemão Johannes-Hevelius, nascido na Polônia; trêscartógrafos holandeses, Frederick de Houtman, Pieter Dirksz Keyser e Gerard Mercator; o astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille; o mapeador flamenco Petrus Plancius e o navegador italiano Américo Vespúcio.UAI e as 88 ConstelaçõesOriginalmente as constelações foram definidas informalmente pelas formas feitas por seus padrões estelares, mas, à medida que o ritmo das descobertas celestiais acelerou no início do século XX, astrônomos decidiram que seria muito útil ter um conjunto oficial de fronteiras de constelações. Uma das razões era ajudar a nominarnovas estrelas variáveis, que iluminam e desaparecem ao invésde brilhar de forma constante. Tais estrelas são denominadasde acordo com a constelação em que residem, por isso é importante haver um acordosobreonde uma constelação termina e a próxima começa.Eugène Delporte originalmente listou 88 constelações "modernas" em nome da União Astronômica Internacional (UAI),naIAU Commission 3 (Astronomical Notations), Délimitation scientifique des constellations(Delporte, 1930).