Escreva a biografia dos seguintes participantes destacando a participação de cada um no
movimento e a importância para a continuação do modernismo no Brasil:
Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.
ME AJUDEM URGENTE !!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Biografia
Tarsila do Amaral nasceu em 01 de setembro de 1886, na fazenda São Bernardo, município de Capivari (SP). De família abastada, herdeira de grandes propriedades rurais no interior paulista, cresceu, junto de sete irmãos, ouvindo a mãe tocar piano e o pai recitar poemas em francês, língua que aprendeu desde a infância. Foi enviada à capital para estudar no Colégio Sion e, depois, a Barcelona, para concluir os estudos. Na Espanha, pintou seu primeiro quadro, Sagrado Coração de Jesus.
BIOGRAFIA
Filho de José Oswald Nogueira de Andrade e Inês Henriqueta Inglês de Sousa Andrade, José Oswald de Sousa Andrade nasceu em São Paulo. De família rica, frequentou colégios importantes da cidade. Conviveu, inclusive, com o poeta modernista Guilherme de Almeida ainda na escola.
Oswald de Andrade, escritor modernista brasileiro (Foto: Divulgação)
Oswald de Andrade, escritor modernista brasileiro (Foto: Divulgação)
Antes de começar a faculdade de Direito, Andrade trabalha como redator e crítico de teatro no periódico “Diário Popular”. A sua coluna era a “Teatro e Salões”. Atuou também no “A Gazeta” e no “Jornal do Comércio”. Com a ajuda da mãe, monta a revista “O Pirralho”, a publicação já apresentava características do modernismo, movimento que estava por vir. O escritor Olavo Bilac foi um dos colaboradores.
Oswald de Andrade foi um dos organizadores da Semana de Arte Moderna em 1922, evento que marcou o início do modernismo brasileiro. A data celebrava também cem anos de independência do Brasil. Na época, o evento era uma forma de debate e definição da cultura brasileira. Outros importantes nomes da literatura colaboraram, entre eles Anita Malfatti e Mário de Andrade, amigo pessoal de Oswald.
BIOGRAFIA
Filho de Carlos Augusto de Andrade e Maria Luísa de Almeida Leite Moraes de Andrade, Mário Raul de Morais Andrade nasceu em São Paulo. Desde cedo, fez aulas de piano e escreveu poesias, mas sem a intenção de transformar a escrita em profissão. Um tremor nas mãos atrapalhou a prática do piano, fazendo com que Andrade considerasse das aulas de música.
Na mesma época, a literatura passou a ficar mais interessante e em 1917 Mário lançou o primeiro livro, “Há uma gota de sangue em cada poema”. Assinou, no entanto, como Mário Sobral, um pseudônimo. Para melhorar a escrita, Andrade viajava para o campo. Observador, tinha o hábito de documentar a cultura e a história, anotava informações sobre o povo brasileiro. Gostava de levar para a sua literatura o folclore. Conheceu a amazônia e o nordeste em suas viagens.