escreva 15 regras do futsal
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Quadra de Jogo
Dimensões da Quadra
Um retângulo de 25 à 42 metros de comprimento e 16 à 25 metros de largura;
Nos jogos nacionais das categorias adultas e Sub-20, a quadra deverá ter no mínimo 38 metros de comprimento por 18 de largura;
Nas partidas internacionais o mínimo são 20 metros de largura e máximo 25 metros de largura. E deve ter no mínimo 38 metros de comprimento e máximo de 42 - Bola de Futsal
A bola deve ser esférica, feita de couro macio ou outro material previamente aprovado;
A circunferência da bola tem o mínimo de 62 centímetros e máximo 64 centímetros nas categorias adultas, Sub-20, Sub-17 e Sub-15;
O peso não pode ter menos de 400 gramas e ultrapassar 440 gramas.
3 - Número de Jogadores
Um jogo possui duas equipes com 5 jogadores cada, sendo que um deles é o goleiro;
Se uma das equipes ficar com menos de três jogadores, a partida deverá ser cancelada;
Uma equipe pode ter no máximo 9 jogadores reservas;
As substituições podem ser feitas em qualquer momento do jogo e não possuem uma quantidade específica.
4 - Equipamentos dos Jogadores
Desenho de Jogador Atuando♦ O jogador não pode usar nenhum objeto considerado perigoso pelo árbitro. Exemplo: pulseiras, colares, anéis, alianças e brincos;
♦ Os jogadores devem usar: camisa de manga curta ou comprida, calção curto, caneleiras, tênis feitos de lona, pelica ou couro macio, meias de cano longo e caneleiras;
♦ Na entrada das equipes, os candidatos devem ficar com a camisa dentro dos calções;
♦ O uniforme do goleiro deve ser em uma cor diferente dos outros;
5 - Árbitro Principal e Auxiliar
O jogo terá um árbitro auxiliar e um árbitro principal.
6 - Cronometrista e Anotador
Eles trabalham em uma mesa que fica fora da quadra. O cronometrista acompanha e controla o tempo de jogo. Já o anotador trabalha examinando as fichas de identificação dos jogadores e comissão, registra as faltas cometidas pelas equipes, controla infrações, anota na súmula as ocorrências do jogo, etc.
7 - Duração da Partida
Uma partida oficial de futsal tem duração de 40 minutos. São dois tempos de 20 minutos e 10 minutos para descanso (intervalo). O tempo de jogo é marcado com um cronômetro e isso deixa a partida mais dinâmica. As punições possuem algumas semelhanças com o futebol de campo, pelo menos no quesito dos cartões. Assim como no futebol, o futsal tem o cartão amarelo (para a advertir do jogador) e o cartão vermelho para a expulsão. O cartão vermelho causa a suspensão automática do jogador expulso para o próximo jogo. O mesmo acontece com o integrante do time que receber três cartões amarelos em partidas diferentes.
8 - Bola de Saída
O árbitro principal será o responsável por fazer um sorteio, a fim de decidir, no início da partida, a escolha de lado ou saída da bola. A equipe vencedora começará na meia quadra, onde iniciará jogando. Já a equipe perdedora terá o direito à bola de saída do jogo. Caso ocorra tempo suplementar, deve-se adotar o mesmo método.
9 - Bola em Jogo e Fora de Jogo
A bola estará fora do jogo quando atravessar completamente as linhas laterais ou de meta, quer seja pelo solo ou pelo alto; quando a partida for interrompida pelo árbitro; e quando a bola bater no teto (partidas em quadra coberta) ou em qualquer equipamento esportivo inseridos nos limites da quadra.
A bola estará em jogo em todas as demais ocasiões, incluindo quando o tocar nos árbitros dentro da quadra de jogo; quando não for tomada nenhuma decisão com relação a infrações das regras do jogo; e quando bater nas traves ou travessão e permanecer dentro da quadra.
10 - Contagem de Gols
Os gols serão válidos quando ultrapassarem completamente a linha de meta entre os postes e sob o travessão, desde que ela não tenha sido carregada, arremessada ou impulsionada de forma intencional (mão ou braço de jogador atacante ou goleiro adversário). A equipe vencedora será aquela que tiver maior número de gols. Caso haja o mesmo número de gols ou nenhuma equipe tiver marcado será considerado empate. Além dessas especificações, existem outras relacionadas que impedem ou permitem a marcação do gol.
Explicação: