Escreva 10 características sobre a origem da educação grega.
Soluções para a tarefa
Resposta:Tem como princípio o desenvolvimento individual do ser humano;
Preparação para o desenvolvimento intelectual da personalidade e a cidadania ;
Ideais pautados na liberdade política e moral e no desenvolvimento intelectual;
É o berço da civilização, tendo como seus principais representantes: Sócrates, Aristóteles e Platão;
Virtude: Foram as atitudes nobres e destacadas dos heróis presentes nos poemas de Homero que inspiravam a juventude helênica em suas atitudes perante a vida. Nesse sentido, a chave da pedagogia homérica era o exemplo heroico. Para se tornar um herói, o homem deve seguir o caminho da virtude (areté) que, como conceito, abrange não apenas a excelência do Homem, mas também a sua superioridade extra-humana e rapidez nobiliária.
Liberdade de escolha de educação: O modo de se educar era livre. Os pais decidiam sobre como seu filho poderia ser educado sem a intervenção do Estado, onde imperava o espírito democrático, obviamente. Assim sendo, os pais poderiam confiar a educação de seus filhos aos mestres que lhes aprouvessem ou poderiam mandá-los à escola, sendo esta última, a opção mais comum. Na escola, a interferência do Estado era mínima. O legislador Sólon dispôs algumas regras sobre isso: (a) Proibiu que os pais levassem os seus filhos à escola antes do amanhecer e ordenou que de lá os retirassem antes do anoitecer; (b) Também proibiu a presença de estranhos dentro da escola quando ali estivessem os alunos.
Liberdade de transmissão de conhecimento: O espírito de independência do pensamento na educação grega foi, certamente, motor para o progresso das pesquisas e reflexões que levaram a Grécia a se tornar pólo cultural, literário e filosófico do Mundo Antigo.
A figura masculina: Na pólis grega, o convívio humano era, basicamente, exclusivo ao sexo masculino. É neste ambiente que se desenvolve a sensibilidade e a sentimentalidade masculina, uma vez que a mulher grega exercia pouca relevância na educação dos filhos e na vida pública. Assim sendo, a educação grega transpassava, necessariamente, pela relação entre um jovem e um homem mais velho, entendido pelo jovem como seu guia e iniciador. Ponto polêmico da História da Grécia, a paiderastia helênica, cuja essência não reside em relações sexuais, tem sua origem na camaradagem guerreira dos tempos feudais da Grécia.
Explicação: