escravidão moderna resumo
Soluções para a tarefa
Apesar de ter raízes antigas na história, a escravidão existe ainda hoje em muitas formas. Tráfico de seres humanos, servidão por dívida e trabalho doméstico forçado são apenas alguns exemplos. Mas isso não significa que ela seja inevitável. Um esforço coordenado entre os governos e os ativistas ao redor do mundo pode contribuir para acabar com a escravidão moderna de uma vez por todas. Este é o propósito do Protocolo da OIT sobre trabalho forçado
A escravidão moderna está em toda parte. Existem mais de 1,5 milhões de pessoas que trabalham em condições análogas à escravidão na Europa, na América do Norte, no Japão e na Austrália.
A maior parte das pessoas vítimas da escravidão moderna trabalha em indústrias como agricultura, pesca, construção, confecção têxtil, mineração, serviços e trabalho doméstico. Cerca de uma em cada cinco pessoas são vítimas de exploração sexual
Nas formas da lei, a escravidão está extinta, porém, em muitos países, principalmente onde a democracia é frágil, há alguns tipos de escravidão. A expressão "escravidão moderna" não se trata da compra e venda de pessoas. Os meios de comunicação em geral chamam de trabalho escravo relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob ameaça, violência física e psicológica ou outras formas de intimidações. Essas formas de trabalho são acobertadas pela expressão trabalhos forçados, embora quase sempre impliquem o uso de violência.
Atualmente, a organização internacional do Trabalho (OIT) trata do tema nas convenções. O trabalho forçado e infantil no mundo tem duas características em comum: o uso da coação e a negação da liberdade, o trabalhador fica atrelado a uma dívida, tem seus documentos retidos e nas áreas rurais ou embarcações, fica em local geograficamente isolado. A escravidão no perímetro urbano geralmente acontece com imigrantes ilegais que trabalham dezenas de horas diárias, sem folga e com baixíssimos salários.
Espero ter ajudado .-.