ESCOPO DO PROJETO Segundo o Guia PMBOK®, o escopo de um projeto consiste no detalhamento do trabalho necessário que deve ser realizado para produzir e entregar um produto, serviço ou resultado que atenda aos requisitos, características e funções especificadas para o sucesso do projeto. Assim, é no escopo que se define claramente o que está e o que não está incluído no projeto. Neste item, você deverá descrever qual o escopo do projeto, listando e descrevendo quais os requisitos e características do produto, serviço ou resultados devem ser produzidos e entregues pelo projeto. ENTREGAS DO PROJETO Segundo o Guia PMBOK®, entregas são produzidas como resultados de processos executados para completar o trabalho planejado no plano de gerenciamento do projeto, qualquer produto, resultado ou capacidade para realizar um serviço exclusivo. As entregas devem ser verificáveis e devem ser produzidas para marcar a conclusão de um processo, uma fase ou um projeto. Neste item, você deverá realizar o detalhamento das principais entregas e atividades que devem ser realizadas durante a execução do projeto. O quadro abaixo poderá auxiliá-lo na estruturação das entregas do projeto. Mobirise
Soluções para a tarefa
Resposta:
ESCOPO DO PROJETO
Segundo o Guia PMBOK®, o escopo de um projeto consiste no detalhamento do trabalho necessário que deve ser realizado para produzir e entregar um produto, serviço ou resultado que atenda aos requisitos, características e funções especificadas para o sucesso do projeto. Assim, é no escopo que se define claramente o que está e o que não está incluído no projeto. Neste item, você deverá descrever qual o escopo do projeto, listando e descrevendo quais os requisitos e características do produto, serviço ou resultados devem ser produzidos e entregues pelo projeto.
ENTREGAS DO PROJETO
Segundo o Guia PMBOK®, entregas são produzidas como resultados de processos executados para completar o trabalho planejado no plano de gerenciamento do projeto, qualquer produto, resultado ou capacidade para realizar um serviço exclusivo. As entregas devem ser verificáveis e devem ser produzidas para marcar a conclusão de um processo, uma fase ou um projeto.
Neste item, você deverá realizar o detalhamento das principais entregas e atividades que devem ser realizadas durante a execução do projeto. O quadro abaixo poderá auxiliá-lo na estruturação das entregas do projeto.
Mobirise
ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP)
Segundo o Guia PMBOK®, a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) ou WBS, work breakdown structure, define de forma estruturada as entregas do projeto e sua decomposição em pacotes de trabalho. A EAP fornece uma visão estruturada das entregas do projeto e é um ótimo instrumento para alinhar o entendimento do projeto e integrar todas as áreas.
Neste item você deverá estruturar a EAP do projeto, é importante tomar como a linha base para a EAP as estregas que foram levantadas no tópico anterior e, a partir destas entregas, estruturar pacotes detalhados de tarefas que devem ser realizadas para que a entrega seja finalizada.
Abaixo, tem-se um exemplo de uma EAP de um projeto de reforma da casa para utilizar como parâmetro para elaboração.
Mobirise
CRONOGRAMA DO PROJETO
A definição do cronograma do projeto é o principal meio para a gestão do tempo de um projeto. Esta ferramenta estabelece os marcos de início e conclusão de uma atividade, desenvolvendo uma cadeia sequencial e lógica para execução das mesmas. O principal objetivo do cronograma é garantir que as atividades sejam finalizadas dentro do prazo definido garantindo as entregas do projeto, mantendo o cliente satisfeito.
Neste item, você deverá elaborar o cronograma do projeto, a partir do detalhamento dos pacotes estabelecidos na EAP, você deverá colocar as atividades em sequência lógica definindo o tipo de relacionamento entre elas, bem como definindo os prazos para execução das mesmas. Além disso, você deverá elaborar o gráfico de gantt do projeto. Abaixo, tem-se um exemplo de um gráfico de gantt de um projeto com os prazos das atividades estabelecidos em uma escala semanal.
Mobirise
ORÇAMENTO DO PROJETO
Segundo o PMBOK, a área de gestão de custos em projetos refere-se ao processo de estimar, alocar e gerenciar os gastos de um projeto. Ele permite a realização da projeção das despesas futuras, com o objetivo de garantir que o orçamento do projeto finalize dentro das estimativas de budget.
Neste item, você deverá realizar a estimativas de custos, elaborando as estimativas de recursos que serão consumidos durante o projeto. Por exemplo, número de funcionários, se será preciso contratar terceiros, se os equipamentos que a empresa possui serão suficientes ou se é preciso adquirir novos, quais materiais serão necessários etc.
Deverá realizar um planejamento recursos minucioso, detalhando também a quantidade de cada item que será utilizado. Após o planejamento de recursos, realizar as estimativas de custos. Importante se atentar que esse valor não deve ser aleatório, pois deve ser determinado por meio de um estudo de quanto custará cada recurso necessário.
Mobirise
Explicação: