Sociologia, perguntado por joohsantoss2345, 11 meses atrás

escolha uma tribo indígena e faça uma biografia sobre ela, costumes , e por fim regras de convivência e sobrevivência​

Soluções para a tarefa

Respondido por rgfalexandre
2

Resposta:

tupis guaranis

Explicação:

A família linguística tupi-guarani é uma das mais importantes da América do Sul. Engloba várias línguas indígenas, das quais a mais representativa atualmente é o guarani, um dos idiomas oficiais do Paraguai.

Respondido por mariaalu031
1

Resposta:

Os índios guarani formam o maior povo em quantidade de indivíduos a viver no Brasil. Eles são originários do tronco da família linguística tupi-guarani.

Onde vivem os guaranis?

No Brasil, os guaranis vivem nos estados brasileiros do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina e Tocantins.

Somente no País, há 57 mil indivíduos, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Também há indígenas guaranis vivendo na Argentina, Bolívia e no Paraguai.

A maior parte dos guarani vive na Bolívia, onde há 78,3 mil indivíduos. No Paraguai existem 41, 2 mil e na Argentina 6,5 mil.

Características dos Índios Guarani

Os guaranis são divididos em kaiowá, mbya e ñadeva. São conhecidos, dependendo do local, como avá, chiripá, kainguá, monteses, baticola, apyteré e tembukuá.

Os grupos são diferenciados internamente pela maneira como manifestam a cultura, a organização social e política, a língua e, ainda, a forma de praticar a religião.

Os guarani são coletores e caçadores. O espaço físico que habitam é denominado tekoha, terra. São indivíduos que se autodeterminam como extensão da terra onde pisam.

Esse conceito está no cerne da maioria das disputas fundiárias vivenciadas pelo povo guarani no Brasil.

Cultura Guarani

Os índios guarani, também chamados de grande povo, acreditam que foram criados por Tupã para admirar a terra.

O primeiro guarani, Ñamandú, fez da terra seu leito. A admiração é manifestada pela palavra. O idioma guarani pertence ao tronco linguístico tupi-guarani, de onde derivam 21 línguas.

É o idioma indígena mais falado na América do Sul e chega a 60% do Paraguai. As escolas sul-mato-grossenses da fronteira o ensinam na escola.

Costumes dos Índios Guarani

A organização social e os cantos estão entre as mais evidentes manifestações culturais do povo guarani. Para eles, a terra, tekoha é parte integrante da família.

Os cânticos guarani são entoados como uma forma de demonstrar aos deuses que existem sobre a terra.

Sua música também é entoada para o controle das forças da natureza, como falta ou excesso de chuva. Os cantos são entoados ao som de cabaças transformadas em instrumentos musicais.

História dos Índios Guarani

Migrar é um processo natural entre os guarani. Essa é a tática aplicada para permitir a renovação do solo e garantir sua sobrevivência. A prática nômade advém de sua característica essencialmente extrativista e ocorre há mais de 2 mil anos.

Esse traço cultural foi interrompido pela colonização. Após a chegada dos europeus, grupos de guarani iniciaram um processo de migração para fugir dos ataques, assassinatos e da escravidão.

Com a posse do território, contudo, não havia mais lugar para migrar, embora alguns grupos ainda tendem a persistir.

No Estado de Mato Grosso do Sul, há sucessivos ataques aos indígenas sendo a maioria dos grupos mbya, kaiowa e nhandeva. No estado, as áreas dos indígenas deram lugar a fazendas de pecuária, soja e cana-de-açúcar.

A interrupção do processo de migração foi acentuada após a Guerra do Paraguai, ocorrida entre 1864 e 1870.

Ao fim da guerra, o território foi negociado para ocupação e para a garantia da exploração econômica. Entre os primeiros produtos explorados na região está a erva-mate, ainda bastante consumida.

Entre as décadas de 70 e 80, se inicia o processo de mecanização das culturas, principalmente as de soja e cana-de-açúcar. Os produtos ainda são os principais commodities agrícolas da região.

Explicação:

Perguntas interessantes