escolha uma das drogas psicoativas abaixo e pesquise o que se pede sobre a mesma: Maconha; Cocaína; Metanfetamina; Heroína; - Origem; - Efeitos no organismo; - Consequências do uso a longo prazo; - Substância ativa; -Tratamento; - Dependência;
Soluções para a tarefa
heroína
origem : A heroína surgiu em 1898, pelas mãos dos laboratórios da Bayer, com o intuito de substituir a morfina, um alcaloide natural do ópio que deprime o Sistema Nervoso Central (SNC).
efeitos no organismo : a heroína após injetar a droga, o usuário fica em um estado sonolento, fora da realidade. Esse estado é conhecido como "cabeceio" ou "cabecear". As pupilas ficam muito contraídas e as primeiras sensações são de euforia e conforto. Em seguida, o usuário entra em depressão profunda, o que o leva a buscar novas e maiores doses para conseguir repetir o efeito.
Consequências do uso a longo prazo : As injeções frequentes podem prejudicar as veias e causar infecções nos vasos sanguíneos, além do risco de AIDS e outras infecções
Substância ativa : A heroína é uma variação da morfina, que por sua vez é uma variação do ópio, obtido de uma planta denominada Papoula. A designação química da heroína é diacetilmorfina. A heroína se apresenta no estado sólido. Para ser consumida, ela é aquecida normalmente com o auxílio de uma colher onde a droga se transforma em líqüido e fica pronta para ser injetada.
Tratamento : O tratamento da heroína consiste na utilização de substâncias químicas sintéticas que aliviam o usuário durante o período de abstinência à droga, como o metadona, que atua bloqueando os efeitos dos opióides. Também é imprescindível um apoio psicológico para se descobrir os motivos que fizeram o indivíduo a procurar tal droga.
Dependência :