Escolha um trecho de uma música e faça a análise, comentado o que ela transmite, se faz apologia a algo e qual a mensagem que o autor quis passar.
URGENTE!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eu escolhi "Roda Viva" do Chico Buarque :)
"Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino pra lá
Roda mundo, roda-gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração"
A mensagem que o autor quer passar está em alguns versos que se complementam e dão sentido a canção inteira.
Tem dias que a gente se sente
Tem dias que a gente se senteComo quem partiu ou morreu - na ditadura não havia liberdade, tudo que se fazia como expressão era crime então dá essa sensação de estar morto.
A gente estancou de repente
A gente estancou de repenteOu foi o mundo então que cresceu - O Brasil parou, estancou nesse período e o mundo continuou.
A gente quer ter voz ativa
A gente quer ter voz ativaNo nosso destino mandar - Assim como Chico e outros artistas e jornalista, queriam mandar em seus destinos, queriam ter voz ativa pra se expressar, sem censura, expor o regime.
Mas eis que chega a roda viva
Mas eis que chega a roda vivaE carrega o destino pra lá - A roda viva é a ditadura, A Viva Dor. Não se pode ter a voz ativa, não pode se expressar então ela te proíbe.
essa música foi escrita em 1967, e montada um ano depois sob a direção de José Celso Martinez Corrêa. No contexto, da ditadura civil-militar, a "Roda Viva" (Que fica " A Viva Dor" ao contrário) sendo assim, faz apologia a pressão da censura imposta pelo regime ditatorial.