História, perguntado por susukadri12, 11 meses atrás

escolha um país da américa central e conta como foi a sua independência { pode ser a venezuela } tem como me ajudar ???

Soluções para a tarefa

Respondido por emanujorge484
2

Acredita-se que o que, hoje, conhecemos como território venezuelano, já era habitado por indígenas há aproximadamente 12.000 anos. Os grupos indígenas mais importantes daquela época se chamavam: chibchas, arawakos, caribes e guajiros.

Na sua terceira viagem para a América, Cristóvão Colombo, em 1498, chegou à bacia do rio Orinoco. Quando saiu da Espanha em maio de 1.499, Alonso de Ojeda realizou a primeira expedição que percorreu o país, e, aço chegar, ficou impressionado com o fato dos índios construírem suas casas sobre estacas como em Veneza, daí o nome que batizou o país (pequena Veneza). A partir de 1.515 ocorreu a colonização espanhola.

A independência da Venezuela foi declarada pelo congresso nacional, no dia 5 de julho de 1.811, mas levou alguns anos até que, após muitas batalhas entre os exércitos patriotas e os realistas, e com grande participação do comandante patriota Simón Bolívar e Francisco de Miranda, aquele país tornou-se completamente independente.

Entre 1810 e 1830 a Venezuela passa a fazer parte da Gran Colômbia, território que também englobava a Colômbia, Equador, Panamá. A separação venezuelana foi dirigida pelo general José Antonio Paez, que já havia combatido sob as ordens de Bolívar. Paez foi o primeiro presidente do novo estado venezuelano e governou até 1863.

A Venezuela passou por uma guerra travada entre conservadores e liberais entre 1.859 e 1.863. Este conflito, chamado de Guerra Federal, foi vencido pelos liberais sob o comando de Antonio Guzmán Blanco, que governou o país até 1.888, época em que aquele país passou por um período de modernização. Depois deste período, ocorreram algumas ditaduras. Cipriano Castro governou entre 1.899 e 1.908, quando o poder foi tomado por Juan Vicente Gómez, que governou pelos 27 anos que se seguiram.

O regime autoritário de Marcos Pérez Jímenez chega ao fim, em janeiro de 1.958. O poder foi tomado por uma junta militar liderada por um militar chamado Wolfgang Larrazábal. A partir deste instante, inicia-se o período democrático na Venezuela. O primeiro presidente é Rômulo Betancourt, cujo governo acontece entre 1.959 a 1.964 e, depois dele há uma série de outros presidentes até chegarmos ao atual: Hugo Rafael Cháves Frias, político e militar venezuelano. Cháves é o 53º presidente daquele país.

espero ter ajudado!

Respondido por carvalho6736
0

Resposta:

Em julho de 1811, a junta governativa de Caracas (formada pelos patriotas) decretou o Ato de Independência, que foi liderado por Cristóbal Mendonza. Bolívar convocou novamente Fernando de Miranda para assumir o controle sob o exército venezuelano, e acabou dando início a uma ditadura militar. Mas a Espanha teve uma reação bastante violenta para estes atos, e prevendo um banho de sangue, Miranda acabou assinando em julho de 1812 a rendição dos revolucionários.

Os patriotas, ainda liderados por Simón Bolívar, consideraram o ato de Francisco de Miranda uma traição, e por isso o prenderam. Permitiram que a Espanha assumisse o controle sobre a colônia novamente, e Bolívar exilou-se na Colômbia. Mas lá ele ficou preparando-se para contra atacar com ainda mais força. Em 1813, ele voltou para a Venezuela, invadiu e deu início a última batalha de independência. Com a ajuda da população, ele tomou a capital, Caracas, do domínio Espanhol e então foi nomeado Presidente da Venezuela, aclamado pelo povo como “El Libertador”.

Perguntas interessantes