Geografia, perguntado por luisluongo09, 5 meses atrás

escolha um grupo de imigrantes, fale o pais que vieram, cultura, alimentação, qual o bairro em que se concentraram em São Paulo
????????​

Soluções para a tarefa

Respondido por karolymoraes5
0

Resposta:

Bairro da Liberdade – o Japão em São Paulo

Explicação:

O bairro da Liberdade, localizado nas redondezas do centro de São Paulo, é o lugar em todo o mundo onde existe a maior concentração de japoneses e seus descendentes fora de seu país natal.

A região possui um forte laço com a cultura oriental e esta característica não acontece por acaso.

No dia 18 de junho é comemorado o dia da imigração japonesa e foi nesta mesma data, porém no início do século XX, que chegavam os primeiros grupos orientais a São Paulo. A vinda dos imigrantes asiáticos tinha o objetivo de fomentar a produção do café e naquele momento um dos principais destinos das 165 famílias que desembarcaram do navio Kasatu Maru era o bairro da Liberdade.

Foi por volta de 1912 que os primeiros japoneses chegaram à Rua Conde Sarzedas em busca de moradia. A região era bastante cogitada, pois os imóveis existentes na redondeza possuíam porões, o que tornava a locação de um quarto no espaço mais barata, além de ser uma localização próxima ao centro da cidade, onde a maioria era contratada para trabalhar.

Com promessas de boas condições de trabalho e grande retorno financeiro, aos poucos a região da Liberdade era mais e mais povoada pela colônia japonesa, porém, se o que foi prometido se tornasse realidade, provavelmente o Brasil seria muito mais japonês do que é.

Após assinar um contrato de prestação de serviço com prazo de cinco anos, os imigrantes japoneses trabalhavam em situações precárias e tinham seu salário reduzido em virtude dos gastos com a viagem, alimentação diária e outros descontos. Estes fatores levaram grande parte dos grupos japoneses a desistir da estadia brasileira e voltar a sua terra natal.

Para não perder a mão de obra os fazendeiros desenvolveram um novo sistema de trabalho, era a chamada “lavoura de parceria”, na qual a terra onde eram plantadas as sementes de café seria tratada pelos japoneses, desde a limpeza inicial até a colheita do produto, após a segunda remessa de café eles receberiam o lucro da primeira safra. A partir destes ganhos os japoneses começaram a enxergar crescimento e passaram a participar do desenvolvimento do bairro da Liberdade.

Após 20 anos, por volta de 1932, o número de japoneses no bairro ultrapassava a faixa de 2000 habitantes e o espaço que inicialmente se restringia à Rua Conde Sarzedas se estendeu para a Rua Irmã Simpliciana, Rua Tabatinguera, Rua Conde do Pinhal, Rua Conselheiro Furtado, Rua dos Estudantes e a antiga Rua Tomás de Lima, hoje conhecida como Rua Mituto Mizumoto.

Perguntas interessantes