História, perguntado por Yasmin8456, 1 ano atrás

Escolha um deus romano e seu correspondente grego e pesquise sobre essas divindades: seus poderes,seus símbolos, como era realizado o culto em sua homenagem, os templos que foram construídos para cultuá-los,as características físicas,o comportamento, a filiação,etc.Indique também, as diferenças e semelhanças entre os deuse grego e romano que você escolheu.
Me ajudem nisso por favor é um trabalho que preciso entregar amanhã.

Soluções para a tarefa

Respondido por AgenorMarinos
13
Achei essa pergunta sensacional, cara!

Vamos lá, vamos falar sobre JÚPITER.

Júpiter na mitologia romana equivale ao deus grego Zeus.

Zeus no panteão grego é o chefe do Olimpo, rei dos deuses e senhor dos trovões e dos ares. Zeus (ou Júpiter) tem dois irmãos: Poseidon (Netuno), deus dos mares e Hades (Plutão), deus do mundo inferior e rei dos mortos.
Zeus é representado como um senhor de cabelos encaracolados e barba cheia (como seus irmãos, afinal naquela época era sinal de poder ter a barba um pouco grande), Zeus ou Júpiter, como queira, era extremamente "mandão", era um líder nato: todos os deuses lhe deviam obediência e quando ele ficava nervoso era possível ver raios cortando os céus, ventanias e tempestades muito fortes! Júpiter/Zeus era cultuado em toda Roma e em toda Grécia, pois muito temiam que se não cultuassem Plutão, ele poderia puní-los. Júpiter/Zeus era casado com Juno/Hera, deusa da família. Todavia, isso não o impediu de ter muitos relacionamentos extraconjugais: Hércules[Romano]/Herácles[Grego] (um dos homens mais fortes que pisou na terra) foi um deles.
Os símbolos de Júpiter/Zeus são o raio e a águia, denotando supremacia e sabedoria.
Diziam na época que Zeus podia transformar qualquer humano em deus, mergulhando-o nas águas do Rio Estige. Zeus possuía um raio do qual originava todos os raios que apareciam no céu, era o chamado raio-mestre, além do raio ele possuía um escudo chamado Égide, que tinha o rosto da Medusa estampado. Com o raio-mestre de Júpiter, o tridente de Netuno, e o garfo de Plutão, forma-se a lança de Trío (Ou Triam), que foi poderosa o suficiente para banir os titãs (na mitologia grega) direto para o Tártaro!

É isso, bons estudos!


AgenorMarinos: temiam que se não cultuassem Júpiter***** correção!
Perguntas interessantes