Escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir: A __________ de cinema foi cancelada ___________ o cinema está em reforma. Na ________ de diversão, publicada no jornal, está prevista a reabertura daqui ______ uma semana, _________parcialmente. O público não entende ________ de tanta demora, pois ______ um ano outra reforma havia sido feita. * ( )seção, por que, sessão, há, mais, porque, a. ( )seção, porque, sessão, a, mais, porque, há. ( )sessão, por que, seção, há, mas, o porquê, há. ( )sessão, porque, seção, a, mas, o porque, a. ( )sessão, porque, seção, a, mas, o porquê, há.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A __________ de cinema foi cancelada ___________ o cinema está em reforma. Na ________ de diversão, publicada no jornal, está prevista a reabertura daqui ______ uma semana, _________parcialmente. O público não entende ________ de tanta demora, pois ______ um ano outra reforma havia sido feita.
( )seção, por que, sessão, há, mais, porque, a.
( )seção, porque, sessão, a, mais, porque, há.
( )sessão, por que, seção, há, mas, o porquê, há.
( )sessão, porque, seção, a, mas, o porque, a.
( X )sessão, porque, seção, a, mas, o porquê, há.
Explicação:
SESSÃO
Vem do latim: sessione, que é a ‘ação de assentar-se, assento, cadeira’. Essa é uma boa dica para lembrar quando usar a versão com SS. Vale usar a palavra quando estiver relacionado a um evento ou local em que as pessoas irão se sentar como, por exemplo, em uma sessão de cinema. Outros exemplos: “A sessão plenária foi cancelada pela Assembleia”, “Sua sessão online irá terminar em 30 minutos” e por aí vai…
Quando usar o "a"
Há ou a possuem o mesmo som, mas com significados diferentes. O "a" é um artigo definido que aparece antes do substantivo, e indica um fato que irá ocorrer, ou seja, uma ação futura. O "a" também é usado quando nos deseja dar a indicação de distância.
Exemplo:
- Daqui a três anos irei morar nos Estados Unidos.
- Estamos morando a cinco quilômetros da rodoviária.
Quando usar o "há"
Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver.
Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.
Exemplo:
- Há (existe) um modo mais fácil de fazer esse cálculo.
Outra diferença entre há ou a é que há também é utilizado quando o verbo haver expressa tempo passado.
Exemplo:
- Há (faz) muito tempo não vou visitá-la.
Nas orações que indicam tempo, para saber se usar há ou a devemos substituir a forma por faz. Caso não mude o sentido da frase, emprega-se o há.
Exemplos:
- Há dois anos que eu não tirava férias.