Artes, perguntado por dayaninharafaela, 1 ano atrás

Escolha a alternativa que melhor expressa as aplicações da proporção áurea na arte, com apoio no texto e nas imagens abaixo:
“... Muitos artistas que viveram depois de Phidias usaram a proporção Áurea em seus trabalhos. Da Vinci a chamava: Divina Proporção e a usou em muitos de seus trabalhos. Na Mona Lisa observa-se a proporção Áurea em várias situações. Por exemplo, ao construir um retângulo em torno de seu rosto, veremos que este possui a proporção do retângulo Áureo. Podemos também subdividir este retângulo usando a linha dos olhos para traçar uma reta horizontal e ter de novo a proporção Áurea. Podemos continuar a explorar tal proporção em várias outras partes do corpo. Artistas têm usado a razão de ouro (medida de Ouro) em trabalhos de pintura e arte. Os trabalhos de Seurat e Mondrian mostram estas relações matemáticas... Ainda Leonardo da Vinci, em seus estudos de Anatomia, trabalhou com um modelo padrão (O canon) para a forma de um ser humano, utilizando Vitrúvio como modelo. Tais dimensões aparecem na gravura abaixo. A notação a:b=c:d é uma proporção...” SODRÉ. Ulysses. Alegria Matemática: Sequências de Fibonacci: Aplicações. Disponível em: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/alegria/fibonacci/seqfib2.htm
...


Escolha uma:
a. A proporção áurea raramente está visível na produção de um artista, entretanto, como criação da contemporaneidade foi abandonada por criar dificuldades para a composição. O resultado desse abandono é um efeito de desarmonia que percebemos conscientemente.
b. A proporção áurea está facilmente visível na produção de um artista, desde a pré-história, adotada como temática principal da produção da arte. O resultado dessa escolha é um efeito de volume que, ainda que não conscientemente, desperta nossa percepção.
c. A proporção áurea nem sempre está facilmente visível na produção de um artista, entretanto, desde a antiguidade tem sido adotada como estratégia para apoiar a composição. O resultado dessa escolha é um efeito de harmonia e estabilidade que, ainda que não conscientemente, desperta nossa percepção.
d. A proporção áurea sempre está visível na produção de um artista, entretanto, como criação da modernidade tem sido adotada como estratégia para apoiar a mediação com o público. O resultado dessa escolha é um efeito de textura que desperta conscientemente a nossa percepção.

Soluções para a tarefa

Respondido por roramos27
32
Alternativa correta é a d.
Respondido por gabigabioi
2

a correta eh a d eu acho

Perguntas interessantes