Escolha a alternativa que define corretamente as diferenças entre o partido liberal e o partido conservador no segundo império
CMSP
Soluções para a tarefa
Resposta:
o partido Liberal defendia a abolição dos escravos,a instalação da república e a autonomia das províncias.
Explicação:
Durante o segundo Reinado no Brasil existe um destaque para a os partidos políticos existentes e sua atuação. Os partidos que atuavam no Brasil nesse período eram o Partido Liberal e o Partido Conversador, que foram criados durante o período Regencial.
A disputa entre esses partidos possuía características negativas, pois gerava instabilidade política, uma vez que haviam intensas disputadas entre os liberais e os conversadores. Para evitar, maiores problemas o imperador aplicava um revezamento no gabinete ministerial entre os partidos.
Os liberais possuem uma ideologia ligada a uma autonomia das províncias, defendia eleições diretas e a abolição da escravatura. Os partidos Liberal e Conversador divergiam muito nas questões sociais.
As principais diferenças que existiam entre o Partido Liberal e o Partido Conservador eram o fato de que o Partido Liberal defendia que as províncias deveriam ser mais autônomas, que a escravidão deveria ser reduzida ou abolida e que o republicanismo deveria ser expandido.
Quem eram os membros do Partido Liberal e do Partido Conservador?
De modo geral, eram os mesmos grupos sociais que faziam parte de ambos os partidos, já que na época apenas os homens livres e dotados de posse tinham direito ao voto no Brasil, o que fazia com que só a elite social pudesse participar da vida política brasileira.
Mais sobre o Brasil Império em:
https://brainly.com.br/tarefa/7477161