Escolha a alternativa abaixo que aponte os reais motivos que provocaram a guerra do contestado de 1912 a 1916
A) A guerra do Contestado ocorreu no início do século XX, no sul do Brasil e envolveu a construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande, a extração de madeira e os movimentos messiânicos que formaram uma resistência com fazendeiros e sertanejos contra a crescente desapropriação de terras.
B) A guerra do contestado, ocorreu nas divisas entre Santa Catarina e Paraná, cuja eclosão ocorreu devido a implantação de empresas de extração de madeira e construção da estrada de ferro que estavam construindo casas populares para os operários que estavam sendo contratados.
Soluções para a tarefa
Os reais motivos que provocaram a Guerra do Contestado de 1912 a 1916 foram: A Guerra do Contestado ocorreu no início do século XX, no sul do Brasil e envolveu a construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande, a extração de madeira e os movimentos messiânicos que formaram uma resistência com fazendeiros e sertanejos contra a crescente desapropriação de terras. Alternativa correta, letra A.
A Guerra do Contestado, ocorrida no período entre 1912 a 1916, foi um conflito sócio-político causado pela construção da estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul, o que deu início a uma disputa desses territórios.
O líder do conflito foi José Maria de Santo Agostinho, um monge peregrino, que se comoveu pela situação precária a qual se encontravam os camponeses da região.
O conflito teve como principal motivo, as más condições de vida causadas pela construção da estrada de ferro, que apenas atendia aos interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil Railway Company.
Nem mesmo com finalização da construção os habitantes da região tiveram sua qualidade de vida de volta, pois, muitos ficaram desempregados o que empobreceu a população da região.
Aprenda mais sobre a Guerra do Contestado:
https://brainly.com.br/tarefa/2003219
Bons estudos!