Música, perguntado por olingerd85pe4h5b, 10 meses atrás

Escolha 3 instrumentos da obra Bachianas Brasileiras e apresente suas principais características.​

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Respondido por TETE7ARMY
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Resposta:

Bachiana brasileira n° 1 para oito violoncelos (1932) Editar

Composta em 1930, tendo sua primeira audição em 22 de setembro de 1932. Contém três movimentos:

Introdução (Embolada) - Animato

Prelúdio (Modinha) - Andante

Fuga (Conversa) - Un poco animato

Bachiana brasileira n° 2 para orquestra de câmara (1933) Editar

Assim como a n° 1, foi composta em 1930 e estreada no II Festival Internacional de Veneza, em setembro de 1934, pelo compositor e regente italiano Alfredo Casella. Esta obra é dedicada a Arminda Villa-Lobos, a Mindinha (1912-1985), sua segunda esposa [1]. ( Existem quatro movimentos, cada um re-explorando alguma peça mais antiga para piano ou para violoncelo e piano.

Orquestração: cordas, flauta, oboé, clarinete, 2 saxofones (tenor e barítono), fagote, contrafagote, duas trompas, trombone, celesta, piano e percussão (tímpano, ganzá, chocalhos, matraca, reco-reco, pandeiro, caixa clara, triângulo, pratos, tantã, bombo).[2]

Prelúdio (O Canto do Capadócio) - Adagio - Andantino

Ária (O Canto da Nossa Terra) - Largo

Dança (Lembrança do Sertão) - Andantino moderato

Tocata (O Trenzinho do Caipira) - Un poco moderato (este movimento se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra. A melodia recebeu letra composta por Ferreira Gullar, publicada no livro Poema Sujo, de 1976).

Bachiana brasileira n° 3 para piano e orquestra (1934) Editar

Estreou em 1947, tendo como pianista José Vieira Brandão e como regente o próprio Villa-Lobos. Contém quatro movimentos:

Prelúdio (Ponteio) - Adagio

Fantasia (Devaneio) - Allegro moderato

Ária (Modinha) - Largo

Toccata (Pica-pau) - Allegro

Bachiana brasileira n° 4 para piano (1930-1941, orquestrada em 1942) Editar

Composta para piano a partir de 1930, mas estreada somente em 1939. Recebeu novo arranjo para orquestra em 1941, estreando em meados do ano seguinte. Esta obra contém quatro movimentos:

Prelúdio (Introdução) - Lento

Coral (Canto do Sertão) - Largo

Ária (Cantiga) - Moderato

Dança (Miudinho) - Muito animado

A obra começa com o famoso prelúdio, cujo motivo provém do thema regium, ou tema real, que foi utilizado na composição de todas as peças que compõem a Oferenda Musical de Bach. No segundo movimento da obra, o Canto do Sertão, a nota si bemol é repetida várias vezes por um instrumento, sugerindo o canto da araponga, ave que possui um canto estridente e composto de uma só nota.[3]

Bachiana brasileira n° 5 para soprano e oito violoncelos (1938-1945) Editar

Ver artigo principal: Bachianas Brasileiras n.º 5

Provavelmente o trabalho mais popular do compositor, tendo sido a mais gravada fora do Brasil, é dividida em dois movimentos:

Aria (Cantilena) - Adagio

Dedicada a Arminda Villa-Lobos. A letra deste movimento é de Ruth Valadares Corrêa, e a composição possui semelhanças com obras como a "Ária" de Bach e o "Vocalise" de Rachmaninov. Ruth Valadares também foi a cantora do movimento durante sua estréia em 1939, sob condução do próprio Villa-Lobos[4].

Dança (Martelo) - Allegretto

: A letra deste movimento é de Ruth Valadares Corrêa[5], apresentada em 1945. Dois anos mais tarde, estreou em Paris.

Bachiana brasileira n° 6 para flauta e fagote (1938) Editar

Dois movimentos:

Ária (Choro) - Largo

Fantasia - Allegro

Bachiana brasileira n° 7 para orquestra (1942) Editar

Quatro movimentos:

Prelúdio (Ponteio) - Adagio

Giga (Quadrilha Caipira) - Allegretto scherzando

Toccata (Desafio) - Andantino quasi allegretto

Fuga (Conversa) - Andante

Bachiana brasileira n° 8 para orquestra (1944) Editar

Quatro movimentos:

Prelúdio - Adagio

Ária (Modinha) - Largo

Toccata (Catira Batida) - Vivace (Scherzando)

Fuga - Poco moderato

Bachiana brasileira n° 9 para coro ou orquestra de cordas (1945) Editar

Dois movimentos:

Prelúdio

Fuga

°acho que é isso

Bachiana brasileira n° 2 para orquestra de câmara (1933)

Bachiana brasileira n° 2 para orquestra de câmara (1933)Orquestração: cordas, flauta, oboé, clarinete, 2 saxofones (tenor e barítono), fagote, contrafagote, duas trompas, trombone, celesta, piano e percussão (tímpano, ganzá, chocalhos, matraca, reco-reco, pandeiro, caixa clara, triângulo, pratos, tantã, bombo

esse tem as característica

nos outros também

espero ter ajudado

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