escolha 2 das "lógicas da industria cultural", cite-as e as explique
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apesar de ter sido proposto na distante década de 1940, o conceito de Indústria Cultural continua atual.
Ele parte de uma reflexão crítica sobre a padronização e a transformação de obras culturais em produtos, descaracterizando seu propósito de reflexão.
Se você quer saber mais sobre o tema, siga com a leitura deste artigo.
A partir de agora, vamos explicar as definições, contexto, objetivos e a relação entre a indústria cultural e a cultura de massa.
Você também pode navegar pelos seguintes tópicos:
O que é Indústria Cultural?
O que é Indústria Cultural no Brainly?
Qual o objetivo da Indústria Cultural?
Características da Indústria Cultural
Escola de Frankfurt e a Indústria Cultural
Indústria Cultural no Brasil
A relação entre a Indústria Cultural e a Cultura de Massa
Quais as consequências da Cultura de Massa
Principais exemplos da Indústria Cultural no Brasil
Principais exemplos da Indústria Cultural no Mundo.
Se o assunto é do seu interesse, acompanhe até o final.
Boa leitura!
O que é Indústria Cultural?
Indústria Cultural
O que é Indústria Cultural?
Indústria Cultural é um conceito usado para designar a transformação de diferentes obras em produtos padronizados, devido à introdução da tecnologia no processo de produção cultural.
Essa expressão foi citada pela primeira vez no livro “Dialética do Esclarecimento“, escrito por dois sociólogos alemães: Theodor Adorno e Max Horkheimer.
No capítulo “A Indústria Cultural: iluminação como engano em massa“, os autores descrevem o uso de peças originalmente culturais para manipular a população, disseminando a visão das elites.
Segundo Adorno e Horkheimer, a produção de livros, filmes, músicas e outros artigos culturais de maneira padronizada também contribui para perpetuar a ideia de que a felicidade pode ser conquistada através do consumo de bens e serviços.
O termo Indústria Cultural surgiu em resposta à concepção de que o uso das tecnologias na área cultural levaria as peças a uma quantidade maior de pessoas, democratizando o acesso à cultura.
Ou seja, seria uma forma de incluir os indivíduos, compartilhando o conhecimento necessário para que se tornassem livres e capazes de pensar de maneira crítica.
Porém, as peças culturais produzidas e difundidas em massa acabaram perdendo a essência questionadora presente em artigos culturais únicos, propondo ideias preconcebidas, em vez de elementos para a reflexão.
Atualmente, a expressão Indústria Cultural tem sido usada para se referir, em especial, às grandes corporações que produzem e distribuem produtos de entretenimento para o cinema, televisão, rádio, internet, entre outros