Escola precisa demonstrar vínculo com aluno
Recentemente, a notícia do sequestro de uma criança -e do final dele, por sorte!-, que aconteceu quando ela estava indo para a escola, provocou uma discussão sobre a prática de uso do uniforme, agora sob a ótica da segurança. Interessante é que o uso do uniforme pode servir de argumento tanto favorável quanto desfavorável nesse assunto: alunos com uniforme facilitam o controle de quem está nas dependências -ou próximo- da escola ou alunos com uniforme, principalmente de escolas particulares, podem ser chamariz para sequestradores, assaltantes etc.
O mais lamentável é que uma questão de caráter estritamente pedagógico passe para outra esfera e provoque mudanças de comportamento nos alunos. Conheço uma jovem, por exemplo, que leva para a escola uma camiseta comum para colocar após as aulas e, assim, sentir-se mais segura quando não vai diretamente para casa. Mas nossa conversa é outra.
Em meio a essa discussão, recebi uma mensagem muito interessante de uma leitora preocupada com o outro lado da questão, o educativo. Que bom! A reflexão que ela faz é bastante pertinente: "Usar uniforme não é um fator importante para o aluno sentir que realmente pertence àquele grupo?".
De fato. Pertencer a um grupo -a família ou a escola, por exemplo- é importante, principalmente para crianças e adolescentes. É esse sentimento que estimula comportamentos participativos, cooperativos e solidários. É também esse sentimento que eleva a estima da criança e ajuda-a a construir sua identidade, pois ela se sente reconhecida pelo grupo e o reconhece. Além disso tudo, fazer parte de um grupo ajuda a criança e o adolescente a suportar e aceitar melhor as regras de convivência que reprimem tantos impulsos.
Mas não podemos esquecer que, para a criança e o adolescente sentirem que realmente pertencem a um grupo, não basta dar a eles um sobrenome ou um uniforme. É preciso promover a inclusão deles no grupo. Sim, porque eles, mais do que ninguém, percebem quando se faz o jogo do faz-de-conta que eles pertencem ao grupo.
Assim agem muitas empresas com os seus funcionários, por exemplo. No discurso verbal, afirmam que os trabalhadores são a empresa, que fazem parte dela. Mas, na prática, pouco se lixam para seus empregados e acreditam que basta cumprir com as obrigações -mínimas, diga-se- trabalhistas que já fazem a sua parte. Reivindicações de melhores e dignas condições de trabalho e de qualidade de vida profissional, por exemplo, não são consideradas. Relacionamento democrático, então, nem se cogita! Depois, as empresas esperam que seus funcionários portem com orgulho o crachá de identificação pelos mesmos motivos alegados pelas escolas para o uso do uniforme. O crachá e o uniforme deveriam ser ícones de que aquele adulto pertence ao grupo empresarial, de que aquele aluno pertence à escola. Balela.
É por isso que o uso do uniforme, por si só, não é suficiente para que os alunos tenham com a escola uma relação de pertencimento. Quando a escola respeita seus alunos, tem com eles uma relação democrática, procura o caminho para motivar e desafiar o aluno a buscar o conhecimento e não se esquiva de sua responsabilidade diante das dificuldades que os alunos apresentam -e eles sempre apresentam-, ela pode prescindir do uniforme. Ele não fará falta porque as atitudes da escola mostrarão aos seus alunos que ela tem um compromisso sólido com eles.
Para terminar, um desabafo. Que relação de pertencimento é possível ter com uma sociedade que sequestra suas crianças e seus adolescentes? Que promessa de vida podemos dar a eles se, em nome da segurança, sequestramos sua independência e sua autonomia para experimentar a vida e reconhecer os riscos que ela oferece? Será que já não passou da hora de mostrar nossa indignação com isso?
Ler o texto de Rosely Sayão (ESTÁ NO MATERIAL DE ESTUDO) e escrever um resumo com comentário pessoal sobre o assunto que ela aborda em seu texto. Levar em conta: resumo crítico é você resumir no início e finalizar o texto dizendo o que você achou: se é interessante, se concorda, se é um assunto pertinente, entre outros pontos que você queira colocar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O sequestro de um aluno provoca discussões sobre o uso do uniforme.
O uniforme pode ser favorável ou desfavorável, pois ficará mais fácil identificar quem é aluno. Já o lado desfavorável pode ser por gerar um certo desconforto.
O uso do uniforme é importante para o aluno se identificar no grupo. Já que ser de um grupo de família, amigos ou escola é muito importante.
Mas não adianta estar vestido de uniforme mas ser "falsamente" aceito. Assim como numa empresa onde o chefe diz que os funcionários são a empresa, mas na realidade nem liga.
( agora vc tenho que fazer a sua conclusão sobre o texto)
taina5367:
vc tem que fazer uma conclusão sua sobre o texto
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás