Escola Filosófica Sêneca pertenceu?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Lúcio Aneu Séneca (pt) ou Sêneca (pt-BR) (em latim: Lucius Annaeus Seneca; Corduba, ca. 4 a.C. — Roma, 65) foi um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano. Conhecido também como Séneca (ou Sêneca), o Moço, o Filósofo, ou ainda, o Jovem, sua obra literária e filosófica, tida como modelo do pensador estoicodurante o Renascimento, inspirou o desenvolvimento da tragédia na dramaturgiaeuropeia renascentista.
Sêneca foi simultaneamente dramaturgo de sucesso, uma das pessoas mais ricas de Roma, estadista famoso e conselheiro do imperador. Sêneca teve que negociar, persuadir e planejar seu caminho pela vida. Ao invés de filosofar da segurança da cátedra de uma universidade, ele teve que lidar constantemente com pessoas não cooperativas e poderosas e enfrentar o desastre, o exílio, a saúde frágil e a condenação à morte. Sêneca correu riscos e teve grandes feitos.
Sêneca pertenceu à Escola Estoica.
O Estoicismo, de Zenão de Cítio, a felicidade possui um plano metafísico e, para que ela seja realizada, o homem deve aceitar o seu destino e o seu sofrimento.
Para os estoicos, os prazeres terrenos, ao ocuparem a mente humana, o afasta da felicidade, devendo ele, assim, aderir ao asceticismo, ou seja, à ausência dos prazeres físicos.
Já o Epicurismo, escola filosófica de Epicuro de Samos, preza pela imperturbabilidade da alma, isto é, pela paz de espírito.
Assim, Epicuro pensa o homem como um ser que afasta a dor (aponia) e, para ser verdadeiramente feliz, ele deve se distanciar de tudo que lhe causa dor e sofrimento. Por isso, o sentido da felicidade humana está no prazer, porém em um prazer consciente e responsável.
Link: brainly.com.br/tarefa/12395352