História, perguntado por robson689, 10 meses atrás

Esclareça a relação entre o Bloqueio Continental e a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808.Aponte as consequências dessas transferência

Soluções para a tarefa

Respondido por Isaias001
17

Olá.

Neste cenário histórico existem principalmente três figurantes: a França, imperada por Napoleão Bonaparte; a Inglaterra, e; Portugal, governada por Dom João VI.

A França, arqui-inimiga da Inglaterra, tinha um elevado poderio sobre a Europa desde o final do século XVIII até o início do século XIX, mas a Inglaterra era um impedimento para a continuação das conquistas francesas. Portanto Napoleão declarou que todas as nações continentais próximas à Inglaterra deveriam fechar seus portos e extinguir a comunicação com a mesma, e quem se opusesse a esta ordem seria imediatamente invadido por tropas francesas.

Desta maneira, Portugal se viu em um paradoxo: de um lado a Inglaterra, significante aliada para o país e para quem Portugal tinha altas dívidas; do outro a França, tambeḿ aliada, mas requisitando cortes da comunicação com a Inglaterra.

Mesmo assim a família real portuguesa decidiu abandonar o país e foi escoltada por navios ingleses até o Novo Mundo, mais especificamente, a colônia do Brasil.

Com a chegada da família real portuguesa na colônia do Brasil, houve de imediato a abertura dos portos e, depois de algum tempo, a criação de um jardim botânico e um jornal chamado "A Gazeta", além de acordos feitos com Inglaterra que trouxeram de alguma maneira benefícos para o Brasil Colônia.

Enquanto isso, Portugal vivia intensa crise até que seus habitantes exigiram o retorno de Dom João VI ao país, o que fez que Do Pedro II direcionasse a colônia brasileira até esta se tornar um inpério.

Perguntas interessantes