Filosofia, perguntado por higormoreiramachado, 11 meses atrás

Esclareça a importância de Demócrito, Sócrates, Platão e Aristóteles.

Soluções para a tarefa

Respondido por RachelBarbosa
2
O método socrático consistia em ironia e maiêutica. A ironia visa eliminar a doxa (opinião), assim ficava perguntando para que as pessoas se contradissessem, com a finalidade de que as reconhecessem que não tinha conhecimento sobre o assunto tratado. A maiêutica visa a epsteme (conhecimento, ciência) através da dialética. Da maiêutica tem-se a obstetrícia em grego, que é a arte do parto para animais, mas aqui usado como o parto de ideias.

- Opinião não é conhecimento;

- Ortodoxo é aquele que toma sua opinião como única e não aceita discutir;

- “Só sei que nada sei”;

- Espsteme é quando “cai a ficha”.

Para Sócrates e Platão, conhecimento não é algo que se ensina, se transmite, o único que pode chegar ao conhecimento é o próprio indivíduo, raciocinando.

O Julgamento de Sócrates

Com a utilização de seu método, criou muitas inimizades. Acabou por ser, pela acusação de não reconhecer os deuses do Estado, introduzir novas divindades e corromper a juventude.

Após um julgamento conturbado acabará por ficar com duas opções, ou a pena de morte, ou ser alimentado no Pritaneu, enquanto fosse vivo, como herói ou benemérito da cidade.

Vendo-se entre a morte e as impossíveis recompensas, para não abrir mão de sua própria consciência, Sócrates optara pela morte.

Conflito entre a justiça e a segurança jurídica, respeito às leis positivas.

A obediência às leis é a condição necessária, mas não suficiente para realizar a justiça (ideia do bem), dizia que “era a única possibilidade de fazer justiça, pois não se faz justiça com as próprias mãos, pois ao desrespeitar já esta se cometendo uma injustiça”.

Perguntas interessantes