Esclareça a diferença de operário e artesão.
Soluções para a tarefa
O operário é aquela pessoa que vende a sua força de trabalho em troca de uma remuneração. Ele faz parte de uma produção, onde cuida de apenas uma etapa do processo de fabricação de um produto. O empregador é o responsável por fornecer o seu pagamento.
O tempo de trabalho passou a ser controlado através do relógio. O operário não possuía nenhum tipo de ferramenta, assim tinha que se deslocar até a fábrica para realizar o trabalho, onde estavam as ferramentas e máquinas para o trabalho.
O artesão era o trabalhador independente que realizava o seu trabalho em sua casa ou oficina. Ele conhecia todas as etapas do processo de produção e era responsável por todo o seu trabalho. O seu ofício era aprendido com um mestre.
As ferramentas que utilizadas pertenciam a ele, que também determinava os dias em que iria trabalhar e fabricava os produtos de acordo com as necessidades dos consumidores.
O surgimento da classe operária
A classe operária surgiu com o desenvolvimento e o avanço da Revolução Industrial. Anteriormente a confecção de produtos era realizada pelos artesãos que cuidava de todas as etapas do processo produtivo.
Com introdução de máquinas nas fábricas, a grande massa de trabalhadores que vieram do campo, após a política de cercamentos na Inglaterra, passou a trabalhar vendendo sua força de trabalho nas fábricas em troca de um salário, dando origem a uma nova classe social que passou a trabalhar nas fábricas.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o operário e o artesão em: https://brainly.com.br/tarefa/2429639
#SPJ2