Esaú e Jacó
Capítulo LXIV
PAZ!
Que, em meio de tão graves sucessos, Aires tivesse bastante pausa e claridade para imaginar tal descoberta no vizinho, só se pode explicar pela incredulidade com que recebera as notícias. A própria aflição de Custódio não lhe dera fé. Vira nascer e morrer muito boato falso. [...] Só às duas horas da tarde, quando Santos lhe entrou em casa, acreditou na queda do império.
– É verdade, conselheiro, vi descer as tropas pela Rua do Ouvidor, ouvi as aclamações à república. As lojas estão fechadas, os bancos também [...].
Aires quis aquietar-lhe o coração. Nada se mudaria; o regime, sim, era possível [...]. Comércio é preciso. Os bancos são indispensáveis. No sábado, ou quando muito na segunda-feira, tudo voltaria ao que era na véspera, menos a constituição.
– Não sei, tenho medo, conselheiro.
– Não tenha medo. A baronesa já sabe o que há?
– Quando eu saí de casa, não sabia, mas agora é provável.
– Pois vá tranqüilizá-la; naturalmente está aflita. [...]
Santos saiu; tinha o carro à espera, entrou e seguiu para Botafogo. Não levava a paz consigo, não a poderia dar à mulher, nem à cunhada, nem aos filhos. [...] O espaço do carro era pequeno e bastante para um homem; mas, enfim, não viveria ali a tarde inteira. Ao demais, a rua estava quieta. Via gente à porta das lojas. [...]
ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. In: Portal Domínio Público. Disponível em: <https://bit.ly/3LUZ0tp>. Acesso em: 18 fev. 2022. Fragmento. Mantida a ortografia original.
O contexto histórico desse texto está relacionado
à chegada dos portugueses no Brasil.
à proclamação da República.
ao declínio do Brasil Colônia.
ao início da Era Vargas.
ao período Regencial brasileiro
rillaryemanuel12:
de acordo com a resposta verificada é a letra C
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
O contexto histórico do texto apresentado está relacionado ao período Regencial brasileiro.
O que foi o Período Regencial no Brasil?
Esse período pode ser definido como aquele entre a abdicação de Dom Pedro I até o momento em que Dom Pedro II assumiu o trono. O período se iniciou em 1831 e terminou em 1840. Esse período se dá entre o Primeiro Reinado e o Segundo Reinado.
Quando Dom Pedro I abdicou de seu trono, o correto seria seu filho, Dom Pedro II, assumir. No entanto, o filho ainda possuía apenas cinco anos de idade, e por isso não podia ser coroado imperador do Brasil. Porém, mesmo assim, ele assumiu menor de idade, nove anos depois, quando ainda tinha quatorze anos, no Golpe da Maioridade.
Veja mais sobre o período regencial:
https://brainly.com.br/tarefa/5250805
Anexos:
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Direito,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Contabilidade,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás