Erro e concepção de aprendizagem.
Os diferentes pontos de vista sobre o erro são fundamentais nas considerações sobre a avaliação e na condução do processo de educação, e, muitas vezes, as práticas dos professores decorrem de valores e concepções adquiridas e introjetadas a partir de sua escolarização. Tendo em vista a necessidade de o professor ter consciência das suas práticas e suas experiências escolares, esse exercício tem como objetivo a identificação e a análise de vivências escolares em relação ao erro.
Para isso, escolha uma ou mais vivências significativas de sua vida escolar em que o erro teve um papel importante – positivo ou negativo – na sua aprendizagem. A seguir, escreva um texto conforme as orientações:
Na primeira parte do texto, descreva sua experiência contextualizando-a em relação à escola, série, sua sala de aula e ao seu relacionamento com seu professor e com sua família.
Em seguida, procure identificar, na sua experiência, a concepção de aprendizagem de todos os envolvidos no contexto de sua vivência, os efeitos da sua vivência para a sua crença no seu poder de aprender e para a sua atual concepção de aprendizagem.
Por fim, indique como sua experiência poderia ser transformada por seu professor em um momento formativo (caso ela não tenha sido). Isso requer uma análise da situação e uma proposta a partir das propostas do módulo. Caso ela tenha sido utilizada como um momento formativo, explicite a relação desse momento com outros momentos formativos vivenciados na relação com o mesmo professor. Analise o seu relato a partir das propostas do módulo.
Nessa parte, recomenda-se um diálogo entre o vivido e os recursos didáticos, como textos e vídeos.
O seu texto deve ter cerca de 1 e meia página ou 600 palavras, deve ser claro e coerente e não apresentar erros gramaticais. Veja abaixo os critérios que compõem a nota final da atividade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Olá.
Como vai?
A educação é fundamental para a sociedade, porque é por meio dela que os indivíduos conseguem ser aptos para o mercado de trabalho, bem como se tornarem cidadãos e ter uma visão crítica do mundo.
A figura do professor é importante para esse processo de aprendizagem, tornando-se um mediador do conhecimento, não tratando os alunos como meros robôs.
Por se tratar de uma experiência muito pessoal, você pode avaliar como foi o ensino, levando em conta o que aprendeu com o professor, de algo formativo.
Existe a importância da explicação do professor, como por exemplo também quando o aluno tira uma nota mais baixa e o professor tenta entender e ajuda esse aluno a manter a motivação, dentre outros.
Abraços!
Perguntas interessantes