ENEM, perguntado por brunastefany9720, 1 ano atrás

Erro de português Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português. ANDRADE. O. de. Poesias reunidos. Rio de Janeiro: Civilização Brosiisira. 1973. O texto retrata poeticamente, e com bom humor, o primeiro contato do português colonizador com o índio nativo na terra que se tornaria o Brasil. É esse um tema recorrente em nossa literatura, mas, nesse exemplo específico, há O a) um modo inesperado de entender a colonização portuguesa. O b) uma descrição tendenciosa da realidade dos colonizadores. O c) um julgamento de valor acerca dos costumes indígenas. O d) uma crítica à passividade do nativo perante o colonizador. O e) um elogio ao encontro do colonizador português com o índio.

Soluções para a tarefa

Respondido por JÔMAT
65
Acredito que seja B. Atento que o colonizador chega debaixo de chuva e vestido e encontra o índio debaixo da chuva, também, só que nu. Assim, veste o índio coml se fosse necessário, mas, não o é, pois o costume do índio era andar nu. Logo, temos uma imposição ee costumes. Espero ter ajudado!
Respondido por Nataliaalvesdesouza
68
Olá :)

Alternativa correta:  d) uma crítica à passividade do nativo perante o colonizador. 

A chegada dos portugueses ao Brasil trouxe uma série de mudanças aos costumes típicos dos índios. Nesse texto, há uma crítica ao ato de colonizar a população indigena, que teve seus costumes podados, sendo um deles o ato de andar nu.  

Um exemplo disso foi a imposição do cristianismo 
aos indígenas, que tiveram seus costumes vistos como "diabólicos" e portanto, foram catequizados pelos jesuítas . 

Outro exemplo da exploração indígena foi sua utilização como mão de obra escrava no Brasil Colônia. 

Perguntas interessantes