Física, perguntado por pamelamayra2312, 11 meses atrás

Erro da nasa pode ter destruído sonda

um erro elementar de conversão de pesos e medidas cometido pelos controladores de voo pode ter sido o motivo pelo qual a sonda espacial Mars Climate Orbiter foi destruído ao tentar entrar órbita de Marte sete dias .
Ao se aproximar do planeta,a sonda recebeu duas informações conflitantes dos controladores na terra. Uma,no sistema Métrico decimal (que usa metro e quilograma ) e outra,em unidades britânicas (que usa pé e libra). As informações eram consideradas críticas para que a sonda alcançasse a órbita apropriada de Marte . É oque indicam os primeiros resultados obtidos por uma comissão que investiga as causas da perda da sonda,formada por membros do laboratório de propulsão a jato, da nasa,agência espacial norte -americana.
"As pessoas cometem erros as vezes ",disse Edward Weimar,administrador -associado para as ciências espaciais da nasa,em um comunicado a Impresa.Para Weimar,no entanto ,o problema principal não foi erro cometido pelos controladores de voo,mais assim não foi erro cometido pelos controladores de voo,mais sim a falha dos sistemas de engenharia da nasa,que não foram capazes de detectar as diferenças numéricas e corrigir os dados a tempo.
O erro de navegação fez com que as Mars Climate(COM) chegasse a apenas 60km de Marte -100km mais perto do que planejado e 25km abaixo do nível de segurança do projeto.O erro de rota teria sido suficiente para que ela fosse destruída pela atmosfera do planeta,em 23 de setembro , segundo a Nasa (...)


1 ) ERRO DA NASA PODE TER DESTRUIDO A SONDA ? EM SUA OPINIÃO, QUAIS AS MEDIDAS A SEREM TOMADAS PARA QUE OS ERROS , COMO O MENCIONANDO NO TEXTO , NAO SE REPTAM ? 10 A 15 LINHAS

Soluções para a tarefa

Respondido por savictorcezar
6
Para muita gente, as unidades em problemas de Física representam um mero detalhe sem importância. No entanto, o descuido ou a confusão com unidades pode ter conseqüências catastróficas, como aconteceu recentemente com a NASA. A agência espacial americana admitiu que a provável causa da perda de uma sonda enviada a Marte estaria relacionada com um problema de conversão de unidades. Foi fornecido ao sistema de navegação da sonda o raio de sua órbita em METROS, quando, na verdade, este valor deveria estar em PÉS. O raio de uma órbita circular segura para a sonda seria r=2,1.105m, mas o sistema de navegação interpretou esse dado como sendo em pés. Como o raio da órbita ficou menor, a sonda desintegrou-se devido ao calor gerado pelo atrito com a atmosfera marciana.
Perguntas interessantes