Erosão do solo
Causas
Consequências
Soluções para a tarefa
Resposta:
A erosão do solo pode resultar na degradação das áreas agrícolas ou de pastagens, e restringir ou impossibilitar a lucratividade da atividade agropecuária.
Para fins agronômicos, uma das funções mais básicas do solo é servir como suporte às plantas, promovendo condições adequadas para a produção de alimentos e sustentabilidade ambiental.
É o solo que recebe as sementes com tecnologias genética e fitossanitária embutidas, fertilizantes e outros investimentos realizados na lavoura por você.
Quando a água da chuva transporta solo para fora da sua lavoura também são levados nutrientes essenciais às plantas, principalmente K e P.
Além disso, o solo não é um recurso renovável em curto prazo, pois, para a formação de 1 cm, são necessários cerca de 300 anos.
Apesar de os Latossolos representarem a classe de solo mais abundante no Brasil, o fato de serem profundos não significa que medidas de contenção da erosão do solo possam ser descartadas.
Os impactos gerados pela erosão do solo não se limitam apenas ao que ocorre dentro da sua lavoura.
O assoreamento e a eutrofização são processos que podem ser desencadeados ou agravados pela erosão do solo.
Deste modo, a preocupação com a conservação do solo não tem apenas cunho ambiental, mas também o apelo da necessidade de manter sua capacidade de uso.
Este é um desafio para os profissionais do Agro, uma vez que é comum a ocorrência de áreas suscetíveis à erosão do solo no país.
Portanto, se você quer saber tudo sobre erosão do solo, continue lendo este texto!