Biologia, perguntado por larissaoliveira31, 1 ano atrás

eritroblastose fetal

Soluções para a tarefa

Respondido por pperei24
34
Também conhecida como Doença Hemolítica do Recém nascido é causada pela incompatibilidade sanguínea do Fator RH entre o sangue materno e o sangue do bebê. O problema se manifesta durante a gravidez de mulheres RH negativo que estejam gerando um filho RH positivo, decorrente do pai ter o fator RH positivo. O organismo da mãe começa a produzir anticorpos que chegam até a circulação do feto e destrói  suas hemácias. Essa doença pode causar a morte do feto durante a gestação ou depois do nascimento. Outras consequências da doença podem ser deficiência mental, surdez, paralisia cerebral, icterícia e etc. Para prevenção, após nascimento do primeiro bebê RH positivo, a mãe pode receber gamaglobulina anti-RH por via injetável, essa substância bloqueia o processo da produção desses anticorpos que destroem as hemácias do feto. 
Respondido por viniciusrm19
10

A eritroblastose fetal é um tipo de doença congênita, caracterizada pela destruição das hemácias do filho por anticorpos da mãe, por conta da incompatibilidade do fator Rh sanguíneo.

Dessa forma, sabe-se que o filho deverá ser RH+, em decorrência da hereditariedade paternal, ao passo que a mãe seja Rh-, o que leva a incompatibilidade, a qual deve ser diagnosticada o quanto antes, para que possa se iniciar o tratamento.

Perguntas interessantes