Português, perguntado por M4T3US5, 1 ano atrás

Érico Veríssimo (vida, principais obras e curiosidades)

Soluções para a tarefa

Respondido por sibilatrelawney
15
Érico Lopes Veríssimo, nasceu no dia 17 de Dezembro de 1905 no interior do Rio Grande do Sul, no município de Cruz Alta. Sua família era tradicional e perderam grande parte dos bens e por isso Érico começou a trabalhar jovem para ajudar a família. Desde muito cedo ele já tinha um grande interesse pela literatura, fazendo assim com que viesse a ler vários livros de escritores brasileiros. Estudou no Colégio Elementar Venâncio Aires. Em 1920, mudou-se para Porto Alegre onde se matriculou no Colégio Interno Protestante Cruzeiro do Sul. Devido á alguns problemas de família, ele começou a trabalhar como balconista em uma seguradora e em seguida no Banco Nacional do Comércio. Em 1931 Casou-se com Mafalda Halfen Volpe, mãe dos seus dois filhos, Luis Fernando e Clarissa Veríssimo. Érico foi secretário de redação da Revista Globo, onde foi promovido a Diretor da revista.
Suas principais obras foram: Fantoches, Clarissa, A vida de Joana D'arc, Música ao longe, As aventuras do avião vermelho, Um lugar ao sol, Olhai os lírios do campo, O urso com música na barriga, Saga, Gato preto em campo de neve, As mãos de meu filho, Noite, Gente e bichos, entre outros.
Curiosidades:
Érico teve meningite aos 4 anos e por pouco não morreu.
Em 1969, a casa onde ele viveu em Cruz Alta, se tornou o Museu Casa de Érico Veríssimo.
Seu filho Fernando seguiu seus passos e tornou-se escritor, destacando-se pelas obras "O Analista de Bagé" e "Comédias da Vida Privada". Algumas das Obras de Érico foram adaptadas para cinema e televisão.
Perguntas interessantes