História, perguntado por Na83214157, 1 ano atrás

ERGUNTA 7

Para ficarmos apenas em alguns exemplos das limitações da cidadania no Brasil, leia os trechos apresentados a seguir:

“(...) africanos e indígenas foram escravizados durante pelo menos três séculos, tendo a escravidão abolida apenas um antes da Proclamação da República (...)”.

“(...) no Brasil, apenas em 1934 foi permitido às mulheres votar e somente com a Constituição de 1988 os analfabetos conquistaram este direito (...)”.

Considerando estes e outros exemplos, marque a alternativa correta que sintetize os motivos pelos quais, no Brasil, os direitos sociais apresentam-se tardiamente em relação à cidadania de outros países, sobretudo europeus.

a.
O caráter atrasado da cidadania brasileira se deve à Ditadura militar, que concentrou poder e foi incapaz de modernizar o país.

b.
O caráter “atrasado” da cidadania brasileira se deve, em parte, pelo fato de que grande parte da população é mestiça, descendente de índios e negros, carentes de uma identidade nacional e, portanto, incapazes de formular um projeto único e uniformizador das diferenças.

c.
Apesar das inúmeras leis, direitos e benefícios, aqui, a cidadania não se faz executar plenamente porque faltam recursos para garantir sua aplicação.


d.
Diferentemente de outros países, no Brasil, as transformações foram sempre o resultado de adaptações das próprias elites. A participação popular sempre foi limitada pela própria forma de organização social excludente e concentradora adotada desde a colonização.

e.
O brasileiro, dada a característica da ocupação t

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

É correta a alternativa D.

No Brasil tanto a independência quanto a Proclamação da República, por exemplo, dois eventos que são, por sua própria natureza, geralmente essencialmente populares, foram realizados pelas elites nacionais, com um povo que pouco mais que assistia ao que acontecia.

Há, assim, uma segregação histórica do poder político no país, de modo que tendemos, como uma população, a não participar ativamente da política e nem determinar pesadamente os rumos dos eventos históricos.

Perguntas interessantes