ergunta 2
No governo de Fernando Henrique Cardoso, manteve-se o modelo neoliberal, em consonância com a globalização, com vistas reduzir o papel do Estado, transformado em Estado Mínimo. Neste período a crise na saúde agrava-se e, em 1996, o governo reconhece sua incapacidade de remunerar adequadamente os prestadores de serviços médicos. A alternativa encontrada para enfrentamento desta crise foi:
Redução geral do número de atendimentos na rede pública de saúde.
Aumento de incentivos e facilitações aos planos de saúde privados.
A criação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, com a duração, a princípio, de um ano, pelo então Ministro da Saúde.
A criação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, com a duração, a princípio, de um ano, pelo então Ministro da Economia.
Intensificação dos processos de privatizações.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é “Intensificação dos processos de privatizações”.
No ano de 1994, Fernando Henrique Cardoso foi eleito como presidente do Brasil, dando continuidade às reformas econômicas iniciadas no governo anterior, onde foi Ministro da Fazenda.
Assim, ele prosseguiu com a privatização de diversas empresas, trazendo a abertura de mercado e dando maior visibilidade ao comércio exterior. Enfrentou diversas crises.
Resposta: A criação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, com a duração, a princípio, de um ano, pelo então Ministro da Saúde.
Explicação: Em 1996, Adib Jatene, então Ministro da Saúde propõe a criação Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira, a princípio esse imposto teria a duração de 1 ano e os recursos arrecadados deveriam ser aplicados na saúde exclusivamente.