ERGUNTA 2
(MÓDULO 13) - (UNIV. CAT. DE SALVADOR) – As figuras abaixo mostram uma célula em diversas fases do ciclo celular mitótico.
(Fonte: Bio 1, Sônia Lopes – Editora Saraiva)
As fases do ciclo que não estão representadas são
a.
interfase e metáfase.
b.
metáfase e anáfase.
c.
interfase e prófase.
d.
anáfase e telófase.
Soluções para a tarefa
Para tentarmos respondê-la da maneira mais coerente, devemos, inicialmente, entender quais são as fases da mitose e do ciclo celular e o que cada uma representa.
- Interfase:
É a fase mais longa do ciclo celular e está dividida, basicamente, em três:
G1 = crescimento celular;
S = síntese protéica, ou seja, ocorre a replicação do DNA;
G2 = crescimento final e intervalo de checagem se está tudo certo. Vale pontuar, ainda, que nessas fases supracitadas, os cromossomos estão em forma de cromatina, ou seja, estão desespiralizados ou descondensados.
- Prófase:
É a primeira fase da divisão celular propriamente dita, nela inicia-se a condensação dos cromossomos, a formação do áster e a carioteca começa a degenerar-se.
- Metáfase:
Os cromossomos estão dispostos na placa equatorial da célula, ou seja, no meio. Além disso, os cromossomos encontram-se em máxima condensação.
- Anáfase:
As cromátides-irmãs são levadas para os polos opostos da célula e há o encurtamento do fuso mitótico.
- Telófase:
Nessa fase, os cromossomos começam a descondensação, a carioteca reaparece e ocorre a citocinese (divisão do citoplasma).
Diante disso, é possível afirmar que a prófase (imagem 1 e 2), a anáfase (imagem 3) e a telófase (imagem 4) são representadas nesse esquema.
- Por que a imagem 2 não é a metáfase?
Os cromossomos não estão completamente na placa equatorial da célula. Assim, podemos dizer que a imagem 2 é a finalização da prófase, uma espécie de “pré-metáfase”.
Deduz-se, portanto, que a alternativa mais viável a ser assinalada é a letra A — interfase e metáfase não estão representadas nesse esquema.