Era Vargas
Governo Constitucional
Esse foi o período em que, em tese, deveria ter-se formado um governo constitucional e democrático no Brasil. Entretanto, o que se viu foi Getúlio Vargas atuando nos bastidores para implantar um regime ditatorial, e, no cenário político, presenciou-se a radicalização influenciada pelo que acontecia na Europa. Disso dois grandes grupos políticos surgiram: a Ação Integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Nacional Libertadora (ANL).
Esses grupos tinham inspirações ideológicas distintas e eram adversários. Os integralistas estavam alinhados na extrema-direita e tinham como inspiração o fascismo italiano, sendo liderados por Plínio Salgado. Já os membros da ANL eram comunistas apoiados pelo regime stalinista e defendiam a saída revolucionária para o Brasil. O grande nome da ANL era Luís Carlos Prestes.
A radicalização da política brasileira foi utilizada por Getúlio Vargas como argumento para que ele tomasse medidas autoritárias. Em novembro de 1935, os comunistas da ANL deram início a um levante armado que ficou conhecido como Intentona Comunista. Esse levante aconteceu em três cidades brasileiras (Natal, Recife e Rio de Janeiro) e fracassou.
Vargas solicitou implantação do estado de sítio, e o Brasil permaneceu nessa situação até 1937. Os envolvidos com a Intentona Comunista foram severamente perseguidos e passaram por tortura nas prisões policiais. A partir disso, Vargas colocou em prática seu projeto de centralização do poder. Em novembro de 1937, ele apresentou o Plano Cohen, um documento falso que tratava de um suposto golpe comunista em curso no Brasil.
Era Vargas II
Getúlio Vargas, que chegou ao poder em1930, levando a ocorrer as mudanças promovidas pelo grupo que tomou o poder transformaram radicalmente o sistema político e a organização do estado, colocando fim a antiga república oligarca.
O período da Era Vargas,teve muitos feitos promovido por ele, inclusive ele criou o departamento de Imprensa e Propaganda o ( DIP), mas também teve momentos instáveis politicamente, levando Getúlio Vargas a tomar alguns posicionamento referente as questões políticas.
Devido a pressões de grupos políticos favoráveis a democratização Vargas antecipou as eleições para a presidência. E entre as idas e vindas de Getúlio Vargas ao poder, após ele ter ficado no poder por 15 anos ininterrupto, ele voltou novamente a ocupar a presidência da república em 1950, através de uma eleição e contando com os votos da população brasileira. Só lembrando que Getúlio Vargas era carismático e tentava a utilizar isso ao seu favor.
1. Referente as informações exposta abaixo, assinale somente a alternativa com informação correta. *
0 pontos
( A ) O período do governo Getúlio Vargas, era para ser um período histórico democrático, porém o tempo em que ele se manteve no poder, a democracia não foi plena.
(B ) Enquanto Getúlio Vargas esteve no poder ele passou por momentos políticos turbulentos, pois teve que enfrentar os posicionamentos de seus adversários.
( C ) Getúlio Vargas, que chegou ao poder em1939, levando a ocorrer as mudanças promovidas pelo grupo que tomou o poder transformaram radicalmente o sistema político e a organização do estado, colocando fim a antiga república oligarca.
( D ) Getúlio Vargas, que chegou ao poder em1930, levando a não ocorrência as mudanças promovidas pelo grupo que tomou o poder transformaram radicalmente o sistema político e a organização do estado, colocando fim a antiga república oligarca.
(E ) Getúlio chegou ao poder em 1920, durante a crise dos estados Unidos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
correta letra d
Explicação:
a resposta está no próprio texto, tudo explicado.
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás