Era uma vez um sapo e um escorpião que estavam parados à margem de um rio. – Você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio? – perguntou o escorpião ao sapo.
– De jeito nenhum. Você é a mais traiçoeira das criaturas. Se eu te ajudar, você me mata em vez de me agradecer.
– Mas, se eu te picar com meu veneno – respondeu o escorpião com uma voz terna e doce –, morro também. Dê-me uma carona. Prometo ser bom, meu amigo sapo. O sapo concordou.
Durante a travessia do rio, porém, o sapo sentiu a picada mortal do escorpião. – Por que você fez isso, escorpião? Agora nós dois morreremos afogados! – disse o sapo.
E o escorpião simplesmente respondeu:
– Porque esta é a minha natureza, meu amigo sapo. E eu não posso mudá-la.
08 - Na fábula acima, há o emprego de pronomes adjetivos e substantivos. Sobre eles, é possível afirmar que:
a) Em “você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio?”, o termo “você” é um pronome substantivo, pois substitui o substantivo “escorpião”.
b) Em “você é a mais traiçoeira das criaturas”, o termo “você” é um “pronome substantivo, pois substitui o substantivo “sapo”.
c) Em “por que você fez isso, escorpião? ” o termo “isso” é um pronome substantivo, pois refere-se ao fato do sapo ter sido picado mortalmente pelo escorpião. d) Em “... é a minha natureza...”, o termo “minha” é um pronome substantivo, pois acompanha o
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:
e a letra a Em “você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio?”, o termo “você” é um pronome substantivo, pois substitui o substantivo “escorpião”.
Respondido por
4
Resposta:
Letra a vc me carrega nas costas
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás